Um documento sugerindo maior atenção ao calendário da agricultura familiar em Petrolina deverá ser produzido e encaminhado, em breve, para a governadora Raquel Lyra.
A iniciativa surgiu durante reunião que contou com as presenças de representantes:
- da Adagro,
- da associações de agricultores,
- do Instituto Agronômico de Pernambuco ( IPA) e
- do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf).
“Temos observado, por exemplo, que as sementes têm chegado com atraso e em menor quantidade e isso nos prejudica. É preciso ter atenção com o periodo em que devem ser entregues . Nossa sugestão é que a distribuição aconteça no mês de Dezembro . No mais , a reunião foi produtiva na medida em que agregamos ideias, sugestões e forças, para que tenhamos uma representatividade cada vez mais assertiva, e possamos ter nossas demandas atendidas ” , destacou a presidente do Sintraf Petrolina, Isalia Damacena.
Ainda durante a reunião ficou combinado que, até o próximo dia 17 de Maio, os agricultores familiares irão realizar um levantamento nas suas áreas para identificar o quantitativo/qualitativo de mananciais , culturas de milho e feijão, produção de forragem e rebanho.
Conselho
A reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável também foi uma das pautas discutidas entre os participantes. A ideia é fazer um abaixo assinado e protocolar junto ao Ministério Público, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.
Leia também: Sindicalistas participam do Seminário “Brasil – China: Parcerias para o Futuro”