por Fábio Casseb – Clemente ressaltou que os sindicatos são os mais importantess instrumentos de luta dos trabalhadores em defesa dos direitos sociais e trabalhistas. “Os trabalhadores precisam de sindicatos fortes para ter poder de negociação e garantir aumento real nos salários, benefícios e proteção social.”
O economista mencionou a necessidade que os sindicatos tem de se reinventar para serem protagonistas na luta da classe trabalhador na atual realidade do mundo do trabalho.
Ele citou o caso dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem entregas com bicicletas. “Eles trabalham 7 dias por semana, em media de 12 a 15 horas por dia para receber um salário de aproximadamente R$ 922. Eles não tem sindicato representando seus direitos, com certeza se tivessem a realidade seria bem diferente.”
Clemente alertou ainda que existe uma forte ação contra os sindicatos para enfraquecer ação das entidades sindicais a frente da luta por direitos e salários. “Os trabalhadores precisam estar unidos para proteger, fortalecer e garantir a representatividade dos sindicatos.”