PUBLICADO EM 30 de nov de 2024
COMPARTILHAR COM:

Trabalhadores na PepsiCo em Sorocaba suspendem greve 

Trabalhadores de PepsiCo de Sorocaba decidem retorno ao trabalho

Trabalhadores de PepsiCo de Sorocaba decidem retorno ao trabalho

A diretoria do Sindicato da Alimentação de Sorocaba e Região (Sindalimento Sorocaba) e a PepsiCo, planta de Sorocaba (SP), deverão se reunir nos dias 2, 4 e 6 de dezembro a criação de um termo de acordo que contemple uma redução na jornada de trabalho dos funcionários da empresa.

Até lá, a categoria decidiu pela suspensão da greve, realizada para pressionar a PepsiCo a acabar com a escala 6×1. A paralisação teve grande repercussão na sociedade, inclusive internacional.

O que consta na proposta inicial é que os trabalhadores terão alteração em suas jornadas diárias de trabalho em 23 minutos, mas compensarão as horas de trabalho de um sábado por mês. O que na prática significa que, caso entre em vigência este acordo, os trabalhadores da PepsiCo terão, uma vez por mês, um final de semana completo para aproveitar com suas famílias.

O Sindicato ressalta que essa proposta, embora represente um avanço, precisa ser melhorada. Para tanto, propuseram a discussão sobre a compensação de um segundo sábado por mês – a ser compensado, a princípio, com uma redução do período de descanso e almoço.

Na audiência de conciliação, o Sindicato também colocou em pauta questões importantes como a estabilidade dos trabalhadores e a garantia de não desconto dos dias parados.

Já na unidade de São Paulo, localizada no bairro de Itaquera, segundo Carlos Vicente de Oliveira, presidente do STILASP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo.), a greve continua.

Empresa

A PepsiCo disse, em nota, que “cumpre rigorosamente as leis do país e, ainda que em discussão no Congresso, a jornada 6×1 está de acordo com a legislação brasileira em vigor.”

“A PepsiCo permanece aberta ao diálogo com seus colaboradores e representantes sindicais em busca de soluções equilibradas para todas as partes, reafirmando o seu cuidado e compromisso com as pessoas com base em relações éticas e responsáveis que sempre orientam as suas decisões”, informou.

Leia também: UGT apoia greve dos trabalhadores da PepsiCo pelo fim da jornada 6×1

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS