PUBLICADO EM 17 de out de 2023
COMPARTILHAR COM:

Trabalhadores e empresários buscam soluções para crise no setor da borracha

crise no setor da borracha e pneumáticos no Brasil.

Crise no setor da borracha e pneumáticos no Brasil. Márcio Ferreira, presidente da Fenabor, e Luiz Marinho, Ministro do Trabalho.

Na tarde de segunda-feira, 16 de outubro, houve uma audiência no gabinete do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e sua equipe. Representantes da FENABOR, com o Presidente Márcio Ferreira; da ANIP, com o Sr. Klaus Curt; e da ABIARB, com o Sr. Reynaldo Megna, detalharam os fatores que estão causando a atual crise na indústria de artefatos de borracha e pneumáticos no Brasil.

Durante a reunião, gráficos, números e dados foram apresentados, destacando o aumento inesperado do imposto de importação da borracha natural e o fim do preço de referência dos pneus importados. Isso deixou claro que, a menos que o Governo Federal tome medidas urgentes, esse setor industrial importante enfrentará a extinção, o que resultaria na perda de empregos para milhares de famílias. Também foram sugeridas medidas para manter a competitividade do setor, incluindo o retorno do preço de referência para pneus importados, a redução do imposto de importação da borracha natural para 3,2% e a eliminação do imposto de importação para insumos da indústria de borracha que não são produzidos no Brasil.

Após 90 minutos de discussão e questionamento do Ministro sobre cada ponto apresentado, ele se comprometeu a envolver outros Ministérios relacionados para buscar soluções sistêmicas e emergenciais, com o objetivo de evitar danos irreparáveis aos trabalhadores e empresas desse setor. Por sua parte, os representantes continuarão a mobilização junto aos trabalhadores, fazendo todo o esforço para defender seus direitos e conquistas. Leia mais no Boletim Fenabor

Leia também:

Sindnapi: debate sobre FAT deve envolver proposta à Previdência

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS