
Trabalhadores da GM têm assembleia sobre insalubridade no sábado – Foto: Roosevelt Cássio
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai realizar uma assembleia com os metalúrgicos da General Motors neste sábado (7), às 10h, para atualizar as informações sobre o processo referente ao adicional de insalubridade.
A ação coletiva está fundamentada na exposição dos trabalhadores a múltiplos agentes agressivos que causam danos à saúde, como, por exemplo, ruídos, produtos químicos e poluentes.
O processo foi ajuizado pelo Sindicato em 2003, na 1ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, com duas sentenças favoráveis aos trabalhadores, mas ainda cabe recurso.
O Sindicato também já entrou com pedido de execução provisória da decisão judicial.
O valor do adicional (10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo) dependerá do grau de insalubridade a que o trabalhador foi exposto.
Os setores analisados em vistoria são:
- Controle de Qualidade de Peças Compradas;
- Manutenção e Operação da Pintura S10 e Blazer;
- Manutenção da Funilaria;
- Manutenção de Montagens;
- Operação e Utilidades S10 e Blazer;
- Mistura de Tintas S10 e Blazer;
- Pintura S10 e Blazer;
- Funilaria S10 e Blazer;
- Chassis S10 e Blazer;
- Linha final;
- Pátio de reparos;
- Tapeçaria.
“É importante que os trabalhadores participem da assembleia. Nosso Departamento Jurídico e diretores irão passar informações de interesse de todos”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.
Além de diretores sindicais, estarão presentes na assembleia os advogados que acompanham o processo desde o início e a engenheira e perita do Sindicato que está atuando nessa ação.
Leia também: Subsede da Fenepospetro de Montes Claros informa frentistas sobre negociação



