O Sintracon/SP – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil fechou, nesta segunda-feira (13), a Convenção Coletiva de Trabalho de 2024 com o Sinduscon (Sindicato patronal).
O reajuste conquistado pela categoria foi de 4,5% o que representa um reajuste real de 1,27%. De acordo com o presidente do Sintracon/SP, Ramalho da Construção foi uma importante vitória. “Não era o que gostaríamos, mas foi um importante avanço”.
Ramalho destaca que o processo de negociação foi longo e bem difícil com várias rodadas de negociações iniciadas em fevereiro. “O acordo vai beneficiar somente na capital paulista 350 mil trabalhadores e cerca de 1 milhão em todo o Estado SP”, acrescente o sindicalista.
“O setor patronal apresentou muita resistência em conceder um reajuste a cima da inflação e mesmo com todas as dificuldades impostas durante as negociações e considerando a média dos acordos apresentando menos de 1% de aumento real, conseguimos fechar um bom acordo”, avalia.
O líder sindical destaca que, além do reajuste nos salários, os trabalhadores passarão acordo prevê aumento de 10% no valor do vale-alimentação passando para R$ 450,00 e no vale-refeição passando para R$ 30,00.
Ramalho falou ainda que as negociações não param por ai e que o Fórum de debates formado por representantes dos trabalhadores e dos empresários já dará início as negociações do acordo coletivo do próximo ano.
Leia também: MTE é parceiro estratégico do Pacto Global da ONU – Rede Brasil