Em assembleia realizada nesta quarta-feira (12), os trabalhadores do Complexo Ford aprovaram, por unanimidade, o acordo de indenização negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e a montadora, envolvendo 16 empresas parceiras. Ao todo, quase 5 mil funcionários serão beneficiados com as verbas rescisórias.
Além do pagamento de 2.05 salários por ano, garantindo um valor mínimo, e podendo ser acrescido de um valor fixo, os trabalhadores terão assegurado plano de saúde por seis meses, extensivos aos seus dependentes. Aos funcionários acometidos por lesão incapacitante (B-94) será concedido uma indenização especial.
Com a aprovação do acordo construído entre as partes, a Ford vai abrir prazo para que os trabalhadores se cadastrem no Plano de Demissão Incentivado.
“O acordo foi negociado com muita habilidade pelo Sindicato para garantir o melhor acordo rescisório possível e isso foi referendado pelos trabalhadores na assembleia de hoje. Diante do fechamento da montadora, não nos restou outra opção a não ser lutar pelos direitos da categoria. Assim, a exaustiva negociação terminou de forma positiva”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.
*Sindicato conseguiu garantir valor mínimo de R$ 130.000,00
*Mensalistas administrativos: rescisão + 100% do salário nominal por ano trabalhado (mínimo de 130 mil reais)
*Pacote não tem incidência de imposto de renda, o valor que o empregado receberá será livre de qualquer imposto
*Empresas integrantes do acordo: FORD e parceiras (ACUMENT, AUTOMETAL, AXALTA, BENTELER, COOPER, FAURENCIA, FERROLENE, FLEXNGATE, INTERTRIM, KAUTEX, SODÉCIA, PIRELLI, MAXCOAT, SIKA, YAZAKI E PILKINGTON.
*Plano de saúde HAPVIDA: Período 6 meses – SEM CARÊNCIA – SEM COPARTICIPAÇÃO NÚCLEO FAMILIAR – Produto enfermaria
*Saldo devedor do atual plano médico limite de desconto de até 1 salário nominal
*Progressão de STEP: Mantemos a progressão de STEP até a data de desligamento
* CIPA – B91 – Aposentável – opção entre PDI ou Estabilidade
* INPC – DATA-BASE: Garantimos o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) do período (com o teto de R$ 6.000,00) para empregados que forem desligados após o dia 01/07/2021. Com a situação da pandemia, muitos acordos estão sendo fechados com congelamento de salário.
* Cláusila 5ª da CCT da categoria: Paga um valor adicional para quem tem de 3 a 6 anos um piso da categoria. E acima de 6 anos um salário nominal
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari