Após muita mobilização e greve, os trabalhadores da Toyota e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região garantiram o pagamento de 45 salários, além de dois salários extras por ano trabalhado para todos que optarem pela saída da empresa.
Na quarta-feira (22), em assembleias realizadas com o primeiro, segundo turno e administrativo na Toyota, os trabalhadores aprovaram o maior acordo de salários e benefícios já alcançado na história das montadoras no Brasil.
Depois de uma série de negociações e mobilização, além de reuniões com autoridades de Indaiatuba, após o anúncio de fechamento da fábrica na cidade, a Toyota foi obrigada a ampliar o pacote de benefícios para os trabalhadores.
Os principais pontos do acordo
Todos os trabalhadores da Toyota terão estabilidade no emprego até julho de 2026, além da garantia de Convênio Médico e Cartão Cesta por 36 meses a partir da data de demissão.
Trabalhadores que optarem pela transferência
O Sindicato assegurou, em negociação, estabilidade até julho de 2029 para os trabalhadores que serão realocados para a fábrica de Sorocaba.
Os trabalhadores que optarem pela transferência sem mudança de residência receberão 2 salários mais R$ 15 mil e aqueles que optarem pela mudança de residência para Sorocaba receberão ainda mais 2,4 salários.
Cláusula de arrependimento: Os trabalhadores que optarem em ir para Sorocaba terão prazo de arrependimento de até 7 meses. Caso isso ocorra, podem pedir seu desligamento, recebendo os direitos com base no pacote de benefícios. Neste caso, serão descontados os valores recebidos na transferência.
Veja abaixo na íntegra o acordo aprovado pelos trabalhadores:
Leia também: Federação dos Servidores SP participa de Plenária das Centrais, em Brasília