PUBLICADO EM 21 de jul de 2020
COMPARTILHAR COM:

Suspeita de fraude: Caixa suspendeu ‘centenas de milhares’ de contas do auxílio emergencial

O acesso ao auxílio emergencial tem se tornado um labirinto para seus beneficiários. Nesta presidente terça-feira (21), o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, em entrevista ao portal InfoMoney, afirmou que ‘centenas de milhares’ de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do Auxílio Emergencial, foram suspensas por suspeita de fraude.Segundo Guimarães, o total de contas bloqueadas é cerca de 5% do total de aprovados e “as pessoas podem pedir o desbloqueio”. Ele orientou às quem estiver com a conta bloqueada, comparecer a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade. “Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, disse.

Guimarães apontou que a origem de fraude ocorreu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial porque, como muitas pessoas não possuíam celular, a Caixa permitiu que um celular abrisse mais de uma conta. Ele apontou, no entanto, que os responsáveis já foram identificados, “e rapidamente serão penalizados”.

A Caixa informou ao portal G1 que o aplicativo Caixa Tem “possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”, e recomendou que os beneficiários utilizem apenas aplicativos oficiais da Caixa e não compartilhem informações pessoais. Segundo o banco, o bloqueio preventivo é feito para proteger os clientes.

Ainda segundo a Caixa, os trabalhadores que tiveram as contas suspensas receberão a mensagem “Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”, e que devem seguir essa orientação para a regularização do acesso e conta.

Beneficiários do Auxílio Emergencial e do saque emergencial do FGTS estão relatando dificuldades para acessar os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem. Nas redes sociais, há relatos de pessoas que não estão conseguindo acessar o Caixa Tem, seja para usar o dinheiro do auxílio emergencial ou do FGTS, seja para acessar o saldo, e falam ainda da demora para concluir uma simples transação de compra usando o próprio app. E que a fila virtual de acesso persiste.

Fonte: G1

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS