Na segunda-feira (18), no Auditório Fraternidade, do Leques Brasil, na Liberdade/SP, o Stilasp – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de SP realizou o Seminário de Formação Sindical.
O evento, que teve como objetivo fornecer treinamento aos dirigentes sindicais, contou com uma extensa programação que iniciou às 8h e seguiu até às 17h30.
Dentre os assuntos tratados, destacamos a palestra do professor José Raimundo.
De forma dinâmica, Raimundo realizou uma análise do atual cenário sindical e político, posicionando os presentes sobre os desafios que o Sindicato já enfrentou e que ainda enfrentará.
Destacou também que o papel do Sindicato não deve se resumir apenas a negociações e assembleias.
“O Sindicato deve se destacar na sociedade cumprindo papéis sociais, ajudando a comunidade e participando ativamente da política em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.”
O segundo palestrante, o Dr. Roberval Pedrosa, responsável jurídico pelo STILASP, destacou importantes pontos da legislação trabalhista.
Através de ótimos exemplos, demonstrou como ao decorrer do tempo as forças políticas foram buscando formas e ferramentas para reduzir os direitos dos trabalhadores.
“A reforma trabalhista não veio para atender o interesse da classe dos trabalhadores, mas sim dos patrões, da elite, o mesmo se aplica a reforma da previdência. Nós, como sindicato, temos o dever de lutar pelo reajuste digno do salário e pela conquista de benefícios para os trabalhadores.” – Dr. Roberval Pedrosa
Encerrando a sequência de palestras e discussões, o companheiro José Carlos trouxe grandes reflexões sobre o comportamento nas mesas de negociações.
“É importante o dirigente estar preparado diante de patrões que, como regra, sempre estão muito bem assessorados e alertas para pegar quaisquer brechas que permitam uma vantagem na negociação”, afirmou.
“O dirigente que chega a uma mesa de negociação com as mãos abanando, sem informações e sem ter se preocupado com a seriedade deste ato, não só acaba sendo ‘engolido’ pelos patrões como desqualifica o trabalho que os outros, que levam a sério, estão fazendo. Negociação, assembleia e demais eventos devem ser executados de forma séria e com o preparo adequado.” – José Carlos
Carlos Oliveira (Carlão), presidente do STILASP lembrou que o ano já começou repleto de atividades, obrigações e com uma agenda repleta de negociações que vão decidir valores e benefícios para os trabalhadores.
“É uma responsabilidade muito grande.”
Carlão disse ainda que o trabalhador e a trabalhadora esperam sempre resultados satisfatórios nas negociações e que os dirigentes sindicais têm a obrigação de estar preparados adequadamente para isso.
“Quero uma diretoria forte, preparada e corajosa para enfrentar todas as dificuldades; treinamento, preparo e diálogo são essenciais para construir ‘campeões’ e é isso o que fizemos aqui hoje.”
Leia também: Comerciários promovem encontro na colônia de férias