PUBLICADO EM 30 de out de 2025

STIAL conclama trabalhadores contra perda de direitos

STIAL conclama trabalhadores para a campanha ‘Aprova Já!’, visando melhorias na representação sindical na categoria da Alimentação.

O STIAL conclama trabalhadores para discutir a importância do PL 3.361/2012 e proteger os direitos dos movimentadores de mercadorias.

O STIAL conclama trabalhadores para discutir a importância do PL 3.361/2012 e proteger os direitos dos movimentadores de mercadorias.

O STIAL (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região) está se reunindo com os trabalhadores e trabalhadoras da categoria em apoio à aprovação do PL (Projeto de Lei) 3.361/2012. A norma altera a Lei 12.023/2009 para disciplinar a representação sindical dos movimentadores de mercadorias.

Atualmente, há conflito de representação. Os sindicatos dos movimentadores tentam atrair trabalhadores que possuem vínculo empregatício, resultando na perda de direitos fundamentais previstos na Convenção Coletiva da categoria da Alimentação.

Aprova Já! 3.361/2012

Durante as reuniões, o STIAL divulga a campanha “Aprova Já! 3.361/2012 – Respeito aos Trabalhadores e Trabalhadoras”, lançada pela CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins) e pela Contac (Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT), com apoio da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo), da NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores) e da UITA (União Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação).

A votação do PL 3.361/2012 já foi adiada diversas vezes na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, e a previsão é que ocorra no dia 5 de novembro.

“Além da ameaça aos direitos, o avanço dos sindicatos de movimentadores causa divisão entre trabalhadores de uma mesma empresa”, apontou o presidente do STIAL, Artur Bueno Júnior.

Leia também:

Trabalhadores da Alimentação lançam campanha “Aprova Já! 3.361/2012”

COLUNISTAS

QUENTINHAS