O Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu, nesta segunda-feira (20) a decisão da Primeira Turma e absolveu Paulinho da Força de condenação à prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Os ministros, que votaram no plenário virtual, acolheram os argumentos da defesa do presidente do Solidariedade, contra a decisão da Primeira Turma do Tribunal de 2020.
Na ocasião, os ministros do STF condenaram Paulinho a 10 anos e 2 meses de prisão. Na decisão desta segunda-feira, no entanto, o entendimento majoritário foi o de falta de provas.
Votaram pela absolvição de Paulinho da Força os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cristiano Zanin, Kassio Nunes Marques e Dias Tofoli que, em junho deste ano, chegou a fazer um pedido de vistas para ter mais tempo para avaliar o caso.
O presidente do STF (relator da ação), o ministro Luis Roberto Barroso votou por manter a condenação de Paulinho, sendo seguido pelos ministros Edson Fachin e Luiz Fux.
Em nota, Paulinho da Força agradeceu aos que acreditaram em sua inocência e estiveram ao seu lado durante todo esse período.
“O veredito mostra que ainda é possível acreditar na Justiça em nosso país e que temos sempre que lutar por aquilo que é certo, não importam as adversidades”, diz Paulinho.
Confira a seguir a nota:
Hoje é um dia de vitória!
Depois de exatos 15 anos e 7 meses de luta, nesta segunda (20), o Supremo Tribunal Federal finalmente me absolveu por 6 votos a 3 em processo pelo qual respondia injustamente. O veredito mostra que ainda é possível acreditar na Justiça em nosso país e que temos sempre que lutar por aquilo que é certo, não importam as adversidades.
Durante todo esse tempo, fui mantido injustamente como réu nesse processo em que o único fato posto contra mim eram citações de terceiros, sem apresentar nenhuma prova concreta ou ligação minha com qualquer ilegalidade.
Ainda assim, essa longa batalha jurídica foi usada de munição pelos meus adversários políticos, causando desgaste da minha imagem e afetando muito meu trabalho e, principalmente, preocupando minha família e amigos. Não mais, a justiça foi feita!
Aproveito esse momento para deixar registrado meu agradecimento aqueles que acreditaram em mim e estiveram ao meu lado durante todo esse período.
Obrigado pelo seu apoio e lealdade! Seguimos juntos, sempre na defesa dos trabalhadores do Brasil!
Paulo Pereira da Silva
SOLIDARIEDADE NACIONAL
Leia também:
Jefferson Caproni
Caro Deputado Paulinho,
Quero aproveitar esta oportunidade para parabenizá-lo sinceramente pela excelente notícia de que o STF reconheceu sua inocência nas acusações de lavagem de dinheiro e associação criminosa. É uma conquista significativa, que demonstra a veracidade de sua defesa e a justiça prevalecendo.
Este reconhecimento é um testemunho do seu caráter íntegro e da sua dedicação incansável em prol do bem comum. Tenho certeza de que essa notícia traz um enorme alívio e renova suas energias para seguir adiante com ainda mais força e determinação.
Lembre-se de que adversidades fazem parte da jornada de qualquer pessoa, mas é a forma como enfrentamos e superamos esses desafios que define nosso caráter. Você demonstrou coragem e resiliência nesse processo, e tenho certeza de que essa vitória só fortalecerá sua determinação em continuar lutando pela justiça e pelos direitos daqueles que representa.
Que esse momento seja um ponto de partida para uma fase ainda mais positiva em sua trajetória. Continue sendo uma inspiração para todos nós, mostrando que é possível enfrentar adversidades e emergir vitorioso.
Parabéns, Paulinho! Que esta notícia traga ainda mais motivação e sucesso em todos os seus empreendimentos.
Com admiração,
Jefferson Caproni
Reginaldo bispo dos Santos
Parabéns Paulinho pela vitória .