PUBLICADO EM 15 de jul de 2020
COMPARTILHAR COM:

STF libera acesso aos dados do Facebook de contas ligadas a Bolsonano

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (15), que a Polícia Federal tenha acesso aos dados da investigação do Facebook que acabou derrubando uma rede de contas e perfis falsos ligados a integrantes do gabinete do presidente de Jair Bolsonaro e a seus filhos.

O acesso às informações da investigação do Facebook foi autorizado em dois inquéritos que correm junto ao STF e inquietam o presidente: o das fake news e o dos atos antidemocráticos.

A decisão está em sigilo e foi tomada na semana passada em dois inquéritos do STF: no que apura a organização e financiamento de atos antidemocráticos e no que investiga ataques a ministros da Corte e disseminação de notícias falsas. Procurado, o Facebook disse que não vai se manifestar.

No pedido ao STF, a delegada Denisse Dias Ribeiro defendia a urgência da medida para que as pessoas envolvidas com as contas removidas não tivessem tempo de se desfazer dos dados.

Na quarta-feira (8), o Facebook retirou do ar uma rede de fake news ligada à família Bolsonaro, composta por 35 contas, 14 páginas e um grupo no Facebook, além de 38 contas no Instagram. A rede se dedicava a divulgar e impulsionar conteúdos falsos sobre política e sobre a Covid-19, para uma audiência de mais de dois milhões de pessoas. Entre os envolvidos estavam funcionários dos gabinetes de Eduardo e Flávio Bolsonaro, além de Tercio Arnaud, assessor especial da Presidência da República, apontado como líder do chamado “gabinete do ódio”.

Fonte: Vermelho e G1

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS