No início da manhã desta terça-feira (15) a empresa Sony anunciou o fechamento da fábrica na capital amazonense para meados de março de 2021 e a interrupção das vendas de produtos de consumo como TV, áudio e câmeras. Após 48 anos de atuação no país, o grupo Sony Brasil Ltda alegou considerar “tendências de mercado” e adaptação a mudanças no ambiente externo. A decisão deve encerrar centenas de empregos.
Foto: Portal do Generoso
“São 48 anos de história no Brasil e nessa trajetória, agradecemos pela relação de confiança construída ao longo de todo tempo com a nossa forte parceria”, disse o comunicado da empresa, assinado pelo gerente sênior de operações, Clóvis Leite.
Apesar do fechamento da fábrica em Manaus, a empresa garantiu que irá manter os serviços de garantia e assistência técnica. Produtos como os da linha de videogame PlayStation deverão ser vendidos no país via distribuidores parceiros.
É mais uma grande empresa que fecha no Polo Industrial de Manaus, ao lado de fábricas como Sharp, Philips, Gradiente e, mais recentemente, da Nokia, evidenciando as dificuldades das empresas em conseguir manter operações com os custos do Brasil, problema que pode ser acentuado com as recentes ameaças que o modelo Zona Franca de Manaus vem sofrendo.
Com informações de Rondoniaovivo