O Solidariedade decidiu nesta 2ª feira (18.jan.2021) apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara. A bancada da sigla e sua Executiva Nacional se reuniram para discutir o assunto. O partido tem 14 deputados.
Conforme o jornalista Lauro Jardim, em o Globo, um dos principais motivos foi a expectativa de um novo modelo de financiamento sindical. Desde 2017, o imposto para financiar os sindicatos não é obrigatório.
Ainda segundo o Globo, o Solidariedade é ligado à Força Sindical. Paulinho da Força (SP) ouviu de apoiadores de Baleia Rossi que a gestão de um candidato de Jair Bolsonaro, que vive em guerra com o movimento sindical, jamais colocará em pauta qualquer projeto que incentive a atividade.
Ontem, após a reunião, o Solidariedade emitiu a seguinte nota:
Confira a nota do partido
O Brasil, neste momento difícil em que vive, exige que haja grande equilíbrio na conjuntura da política nacional. É fundamental buscar convergências favoráveis à formação não só de um vasto e indispensável campo em defesa da democracia, mas a garantia sempre necessária e completa da autonomia nas decisões do Congresso Nacional.
Não bastasse isso, o enfrentamento da maior crise sanitária e de um dos mais graves índices de desemprego na história do país devem ser enfrentados com soluções bem negociadas pelospoderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie.
Por essas razões, incluindo o necessário enfrentamento pelo poder Legislativo na tão dramática pandemia, na crise econômica e no gravíssimo desemprego de milhões de trabalhadores brasileiros, que o SOLIDARIEDADE decide apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal para o biênio 2021/2022.
O conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos por ele para esse equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República são as razões que fazem o SOLIDARIEDADE se empenhar também pela adesão de outras forças sociais e políticas no apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal.
Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade, deputado federal SP
Marco Antonio Lagos de Vasconcellos
Espero.que dentre outras prerrogativas necessárias no mandato como presidente do legislativo federal , ele possa ressurgir com o financiamento Sindical, pois, somos resistentes a essas mazelas impostas e precisamos de.uma lei apoiando o financiamento Sindical. Marquinho Solidariedade São Gonçalo , Rio de Janeiro