
Sistema OCB e Embrapa firmam parceria por inovação no agro
O cooperativismo e a ciência agropecuária deram um passo decisivo rumo à inovação no campo. Sistema OCB e Embrapa firmaram novas ações conjuntas.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reuniram-se na quinta-feira (17) para alinhar estratégias.
Assim, discutiram projetos para fortalecer tecnologia, sustentabilidade e competitividade, sempre destacando o papel essencial das cooperativas no setor agropecuário.
“Essa parceria leva mais tecnologia e conhecimento aos cooperados. Por isso, amplia produtividade e sustentabilidade no agro brasileiro”, afirmou Márcio Lopes de Freitas.
Para Silvia Massruhá, a união entre pesquisa e cooperativismo é fundamental. Dessa forma, acelera resultados e amplia impactos positivos no Brasil e no mundo.
Entre os temas debatidos, destaca-se a inclusão socioprodutiva e digital de pequenos e médios produtores cooperados, ampliando o acesso às novas tecnologias.
Além disso, lideranças trataram de formas de acelerar a transferência de tecnologias por meios digitais, garantindo mais eficiência no campo.
Outro ponto importante foi o avanço na criação de uma rede de extensionistas vinculados a cooperativas, aproximando pesquisa da realidade rural.
Assim, a proposta visa práticas mais eficientes, elevando a produtividade com foco na sustentabilidade. Portanto, beneficia toda a cadeia produtiva.
A reunião também confirmou a presença da Embrapa e do Sistema OCB no Espaço Agri Zone, durante a COP30, em novembro, em Belém (PA).
A iniciativa garantirá participação do cooperativismo com estandes, vitrines tecnológicas e boas práticas para enfrentar as mudanças climáticas.
Por fim, o Sistema OCB apresentou o Manifesto do Cooperativismo à COP30. O documento destaca o papel das cooperativas na inovação e no desenvolvimento sustentável.
Leia também: Tarifaço ameaça vendas de suco, café, carne e frutas brasileiras



