Em assembleia, promovida pelo o Sintricom JP, realizada na última quinta-feira (16) em sua sede, os trabalhadores da construção civil aprovam proposta de reajuste salarial de 6% a 6,58% por unanimidade.
Além disso o acordo prevê o acréscimo da transparência da tabela de produção, acrescida ao contra cheque, conquistas importantes para a categoria, fruto de uma luta do sindicato, que construiu junto com os trabalhadores e as trabalhadoras em seis meses de assembleias, lutas e visitas aos canteiros de obras.
Para a CUT esta deliberação foi fruto da luta da categoria e do sindicato, principalmente pelo modo como a diretoria conduziu o processo de mobilização durante o período de negociação da pauta.
“Foi uma conquista da luta pela garantia dos direitos e, enquanto CUT, só temos a celebrar essa conquista do Sintricon JP (João Pessoa-PB), sindicato combativo, que tem uma efetiva responsabilidade sobre todos os avanços conquistados pela categoria, construindo uma luta coletiva por direitos”, ressalta Tião Santos, presidente da CUT Paraíba.
A campanha salarial iniciou em novembro de 2023, quando foi decidida em assembleia uma pauta para a campanha salarial da categoria, que tem data base em janeiro.
A partir daí foram várias rodadas de negociação, com duas delas sendo realizada na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, e até a última assembleia sem acordos e com indicativo de greve para o dia 21 de maio.
Diante da luta da categoria, o patronato enviou proposta que foi aprovada ontem por unanimidade.
Leia também: Seminário valoriza atuação e memoria metalúrgica