
O Seminário da IndustriAll discutiu o SINTRABOR e os desafios do comércio mundial entre 15 e 17 de setembro em São Paulo.
Entre os dias 15 e 17 de setembro, a IndustriAll Global Union América Latina e Caribe realizou, no Hotel Blue Tree Premium, em São Paulo, o Seminário Preparatório para o 4º Congresso Mundial da entidade, que será em novembro, em Sidney, na Austrália.
O encontro reuniu representantes de diversos países da região — Brasil, Argentina, México, Uruguai, Suriname, entre outros — para discutir os principais temas que irão compor a pauta do congresso.
Debates estratégicos
Durante os três dias de atividades ocorreu:
- Deliberações do Comitê Regional de Mulheres da América Latina e Caribe;
- Análise da CEPAL sobre impactos, desafios e oportunidades no comércio mundial;
- Palestra do IPEA sobre possibilidades de reindustrialização, integração produtiva industrial e comércio regional;
- Avaliação da situação sindical, política e econômica no mundo e na região;
- Tendências e comportamento de governos e empresas na Europa e demais continentes.
A coordenação ficou a cargo do secretário regional da ALC, Marino Vani, e da vice-presidenta, Lucineide Varjão. Os debates também foram acompanhados pelo secretário-geral da IndustriAll Global Union, Atié Hoiê, e pelo secretário-geral adjunto, Kemal Özkan.
Participação do SINTRABOR
O SINTRABOR esteve representado pelo presidente Márcio Ferreira, o vice-presidente Samuel Ferrinho, a diretora Osenilda Alves e o assessor de comunicação Valter Paixão.
Em sua intervenção, Márcio Ferreira apresentou uma proposta conjunta do SINTRABOR e da FENABOR, defendendo que as entidades filiadas à IndustriAll adotem uma posição unificada contra as imposições tarifárias unilaterais do presidente norte-americano Donald Trump.
A sugestão recebeu apoio de todos os participantes e foi formalizada em documento, entregue simbolicamente a Atié Hoiê, Kemal Özkan e Marino Vani, para posterior encaminhamento oficial à secretaria do Congresso.
Relevância para o movimento sindical
Para o presidente do SINTRABOR, o momento exige unidade e firmeza:
“As tarifas unilaterais representam uma ameaça não apenas ao comércio mundial, mas também à soberania dos países e à vida dos trabalhadores. Nossa proposta busca fortalecer a solidariedade internacional e garantir que o movimento sindical tenha uma voz firme e uníssona diante dessas medidas”, destacou Márcio.
O Seminário reforçou o papel da IndustriAll Global como espaço de articulação internacional e preparação estratégica, consolidando as demandas da região para o 4º Congresso Mundial.
Com o apoio de todos os presentes, a propositura do Sindicato foi redigida (ver abaixo a íntegra do documento) e ao final dos trabalhos foi entregue simbolicamente aos companheiros Athié, Kemal e Marino para posteriormente ser enviada oficialmente para a secretaria do Congresso.
Leia aqui a propositura: Posição Unificada contra imposição de tarifas unilaterais e em defesa do multilateralismo
Leia também:
Seminário do Sintrabor aborda saúde mental e filiação ao DIESAT



