Banheiro sujo, falta de vestiário e espaço inadequado para fazer as refeições podem comprometer a saúde física e mental do trabalhador. A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um fator essencial para a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.
A Norma Regulamentadora 24 (NR 24), que regulamenta as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, estabelece diretrizes fundamentais para assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
A fim de assegurar que os postos de combustíveis do Sul do Estado cumpram as normas de segurança e saúde, a equipe da subsede de Volta Redonda visita as empresas todos os dias.
Quando é constatada irregularidade, o sindicato notifica o posto para que possa resolver o problema. Se a empresa ignorar o comunicado, o departamento jurídico será acionado para fazer valer o que determina a lei.
O diretor Lidimar Germano e o assessor de base Pedro Purcino realizam um trabalho de conscientização com os frentistas nas cidades de Piraí e Barra de Piraí nesta quarta-feira. A maioria dos trabalhadores desconhece a importância da NR 24, que promove um ambiente de trabalho saudável, reduzindo o risco de doenças ocupacionais.
Banheiros
A norma determina que as instalações sanitárias devem ser dimensionadas de acordo com o número de trabalhadores usuários do turno com maior contingente. Além disso, enfatiza a importância da separação por gênero.
Outro aspecto importante são os lavatórios. A NR 24 determina que deve haver um lavatório para cada 10 trabalhadores em atividades com exposição a materiais que impregnem a pele e as roupas dos funcionários.
Cozinha
Outras disposições da NR 24 tratam dos requisitos para os refeitórios e cozinhas nas empresas, com o objetivo de assegurar condições de higiene e conforto aos funcionários durante as refeições.
Conforme a norma regulamentadora, é necessário fornecer áreas para o aquecimento dos alimentos, fornecer água potável, mesas e cadeiras em número adequado aos usuários, pisos laváveis e uma boa iluminação.
Vestiário
As empresas devem disponibilizar espaços para que os funcionários possam trocar de roupa e guardar os seus pertences. O vestiário deve ser mantido em bom estado de conservação, com armários individuais, bancos e separação por gênero. É essencial que haja ventilação adequada e limpeza periódica.
Leia também: Trabalhadores da Nestlé de Cordeirópolis conquistam reajuste de 8,3%