PUBLICADO EM 20 de ago de 2024
COMPARTILHAR COM:

SINPOSPETRO-RJ prioriza trabalho de base e campanhas de segurança e saúde

Conheça o trabalho de base do SINPOSPETRO-RJ e suas campanhas de segurança e saúde. Saiba como o sindicato busca garantir os direitos dos trabalhadores

SINPOSPETRO-RJ prioriza trabalho de base e campanhas de segurança e saúde

SINPOSPETRO-RJ prioriza trabalho de base e campanhas de segurança e saúde

As equipes do SINPOSPETRO-RJ prosseguem com a distribuição da tabela de novos salários para os trabalhadores de postos de combustíveis e de lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro.

O presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto, se reuniu nesta segunda-feira (19) com os diretores e funcionários que visitam os postos diariamente.

O dirigente sindical avaliou a pesquisa de base realizada com os trabalhadores. Ele disse ser necessário realizar um levantamento geral do número de trabalhadores e das funções que exercem.

O presidente solicitou mais atenção na verificação do cumprimento das leis trabalhistas, da convenção coletiva e das normas regulamentadoras de segurança e saúde.

Projetos

Eusébio Neto anunciou que irá intensificar as campanhas de conscientização sobre os cuidados com a saúde do trabalhador.

De acordo com o sindicalista, o SINPOSPETRO-RJ vai desenvolver, em outubro, dois projetos: um voltado especificamente para as mulheres e outro para toda a categoria.

A segunda edição da campanha Outubro Rosa atingirá um maior número de trabalhadoras. No ano passado, as mulheres da categoria, com mais de 45 anos, realizaram exames de preventivo e mamografia na Climobal, clínica parceira do sindicato.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente, indolor, duro e irregular.

O Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, 5 de outubro, será lembrado com uma campanha educativa nos postos de combustíveis. O governo Lula reconstituiu a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), extinta por Bolsonaro em 2019.

A contaminação pelo benzeno pode ocorrer através das vias aéreas, oral e cutânea. O maior risco de contaminação é pelas vias aéreas, uma vez que todo o vapor de gasolina contém benzeno em quantidade considerável.

É importante salientar que não existe um nível seguro de exposição ao benzeno. O produto químico não é apenas um problema para os trabalhadores, mas para toda a sociedade.

O benzeno é um composto comprovadamente cancerígeno para humanos, classificado como Grupo 1 da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

Leia também: Fecomerciários investe em qualificação profissional

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS