Em mais uma edição da campanha Outubro Rosa do SINPOSPETRO-RJ, as trabalhadoras de postos de combustíveis e de lojas de conveniência do Rio de Janeiro serão submetidas a exames de prevenção ao câncer de mama. As associadas com mais de 45 anos poderão realizar exames de prevenção, como papanicolau, ultrassonografia e mamografia.
Exames
Os exames serão realizados na sede da Climobal, no Engenho Novo, no dia 10 de outubro. A empresa é uma das parceiras do sindicato. As mulheres serão atendidas por uma ginecologista, que solicitará os exames.
As vagas são limitadas e as trabalhadoras interessadas devem entrar em contato com a secretaria-geral pelo WhatsApp (21) 97020-9099 para agendar a consulta.
Encontro
A diretoria realizará uma reunião com as trabalhadoras no dia 23 de outubro, na sede do sindicato, em Vila Isabel. O objetivo é consciencializar as trabalhadoras sobre os riscos do câncer de mama.
O presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto, ressalta que a campanha Outubro Rosa deve ser abraçada por todos os setores da sociedade, uma vez que a mulher desempenha um papel relevante no mundo. Segundo ele, a campanha visa incentivar as mulheres a consultarem o ginecologista regularmente.
Campanha
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo da campanha é alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e adoção de hábitos saudáveis que podem contribuir para a diminuição dos casos dessa doença.
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres.
Sinais
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas que podem indicar o câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Além disso, podem surgir pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Leia também: Campanha do SINPOSPETRO-RJ contra exposição ao benzeno chega aos postos do Rio