O desafio do aumento na demanda por atendimento a pessoas com transtornos psicológicos e do espectro autista (TEA) foi o tema da reunião entre o presidente do Sindicato dos Frentistas de Jundiaí, Daniel Ortega e o secretário de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.
Realizaram a reunião na última semana de outubro, na prefeitura de Jundiaí.
O encontro contou ainda com a participação de José Joaquim Rodrigues Filho, diretor do sindicato dos Eletricitários Aposentados de SP.
O Sinpospetro-Jundiai, que desde 2021 oferece assistência psicológica para os frentistas associados e seus familiares, enfrenta agora o desafio de ampliar e dar correto encaminhamento aos casos atendidos pela psicóloga o sindicato.
Daniel explica:
“Além do aumento da demanda, nos deparamos com a questão da complexidade dos casos e com as dificuldades de acesso aos tratamentos multidisciplinares na rede pública de saúde”.
Tiago Texera, secretário de Saúde, disse que o município apoia a iniciativa de inclusão do Sindicato.
“Um Centro de Referência e Atendimento Especializado ao Autista será implantado, na cidade, no início do próximo ano”, anunciou.
“O centro poderá firmar convênio ou parceria com organizações e instituições para realizar trabalhos e projetos de desenvolvimento intelectual e motor das pessoas com TEA (Transtornos do Espectro Autista)”, explica Tiago.
Para a psicóloga do Sindicato dos frentistas de Jundiaí, Dra. Ana Tereza Goes Weigand, o novo centro abrirá caminhos para maior capacidade de atendimento pelo sindicato.
“O novo centro dará celeridade nos diagnósticos e o devido apoio nos tratamentos.”
“O autismo é uma condição permanente, mas com a realização de tratamento correto, com o apoio de uma equipe multidisciplinar é possível amenizar os sintomas da síndrome, levando o paciente um cotidiano de maior estabilidade emocional”, diz.
O serviço de psicologia do Sinpospetro- Jundiaí para frentistas associados e os seus dependentes acontecem às segundas, terças e quintas-feiras.
Na subsede de Itu, a psicóloga atende às quartas-feiras.
Para saber mais sobre este e outros benefícios oferecidos pelo sindicato dos frentistas de Jundiaí, acesse o site do Sindicato.
informações da Assessoria do Sinpospetro de Jundiaí
Leia também:
Administrativos/as da Educação de Goiânia resistem e greve continua