
Na foto, da esquerda para a direita, Zoel Siqueira, Edler Antônio, Farid Madi e Válter Batista
O Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv), que representa os 6 mil funcionários da prefeitura de Guarujá se preocupa não apenas com o momento atual da categoria, mas também com seu futuro.
Foi o que disse o presidente da entidade, Zoel Siqueira, na posse dos novos integrantes dos conselhos de administração e fiscal da autarquia Guarujá Previdência, na manhã de sexta-feira (30).
O serviço público, criado por lei, com personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira, é responsável pela previdência social dos servidores municipais.
Salvaguarda de aposentadoria
Os eleitos em abril, por 2.194 trabalhadores, foram empossados pelo prefeito Farid Madi (Podemos), em sua sala de reuniões, no paço. O percentual de participação no pleito foi de 39,61%.
Esse índice, segundo Zoel, está bem acima da média em relação a eleições nos regimes próprios de previdência social (rpps) no país. E representa confiança em sua gestão.
A Guarujá Previdência “bem gestada é salvaguarda de aposentadoria tranquila”, disse Zoel, que não economizou elogios ao seu presidente, Edler Antônio da Silva, ex-secretário-geral do sindicato.
Premiação da Aneprem
O presidente do Sindserv ressaltou a escolha de Edler como o melhor gestor de previdência municipal e estadual do país. “É meu companheiro e amigo no caminho certo, como em tudo que faz”.
O prêmio é da Aneprem (associação nacional de entidades de previdência de estados e municípios), que divulgou os resultados preliminares da eleição na quinta-feira (29).
A função dos conselhos, segundo eles, é fundamental no regime próprio de previdência. Além de deliberar sobre as diretrizes estratégicas, compete ao colegiado monitorar os trabalhos da diretoria.
Segurança dos servidores
Na solenidade, o secretário municipal de gestão administrativa, Válter Batista, afirmou que a posse dos conselheiros é um momento muito importante para a governança do sistema de previdência do município.
A escolha dos representantes dos servidores para comporem os conselhos demonstra uma gestão municipal participativa e democrática, tecnicamente qualificada.
“Olham para o futuro e respeitam a dignidade dos trabalhadores que um dia se aposentarão. Isso transmite segurança para os servidores”, disse Válter.
Trabalho excelente
Farid também destacou o reconhecimento nacional do ‘rpps’ de Guarujá como um exemplo de administração previdenciária. “Estou muito feliz e orgulhoso da nossa previdência”.
“É um exemplo para tantas outras aí do Brasil inteiro, que faz um trabalho de excelência. Então, parabéns aos novos conselheiros e, acima de tudo, aos gestores que fazem um trabalho excepcional e exemplar”.
Edler, por sua vez, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos e que culminou com o nível IV de pró-gestão e mais de R$ 1,5 bilhão em caixa.
Lutas do Sindicato
De acordo com ele, os novos conselheiros terão a importante função de continuar ajudando no crescimento e desenvolvimento da autarquia, discutindo os rumos da previdência e fiscalizando a gestão dos recursos.
“O novo governo”, disse Edler, “colaborou muito para fazermos um processo eleitoral transparente, moderno e participativo, representando os interesses dos mais de 6 mil segurados”.
O presidente da instituição declarou-se grato a Zoel pelo apoio incondicional ao seu trabalho e enalteceu a importância do sindicato para as lutas do funcionalismo.
Leia também: Metalúrgicos SP em ação pela sindicalização e redução da jornada