
Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa ajuda na defesa dos aposentados e pensionistas.
Com objetivo de definir propostas para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi realizará, no próximo dia 20, a Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa.
A intenção, segundo Andrea Gato, diretora de Assuntos Internacionais da entidade, é integrar as subsedes existentes em todos os estados do país.
“Nós sentimos a necessidade de realizar esse debate pois está em discussão a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável e o Sindnapi não pode ficar de fora”, disse.
Diretores e associados do Sindicato participaram das conferências municipais que ocorreram no primeiro semestre do ano em todo o Brasil e foram eleitos delegados para as conferências estaduais que devem ocorrer até outubro. “Mesmo assim, queremos marcar nossa presença com o evento específico pois o Sindnapi tem uma pauta histórica de defesa dos direitos dos aposentados e idosos”.
A Conferência Livre abordará os eixos:
- O fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa e;
- A proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
Além da Andrea Gato, participaram da reunião os diretores Diogenes Sandim, Eunice Luz (RS), Jânio Jacinto Araújo (ES) e Maria Roseli Beuting (SC).
A 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa acontecerá em dezembro, dez anos após sua 5ª edição, e terá como tema o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Leia também:



