O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi participa do evento “O Amanhã é Hoje. O Futuro é Agora”, que acontece na Fundação Oswaldo Cruz, em Brasília, numa parceria entre a Fiocruz e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadânia (MDHC). A abertura, nesta quarta-feira (30) contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, e da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.
O evento, de acordo com Maria Antônia Magalhães, diretora das Mulheres do Sindnapi, faz parte das manifestações do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro, e aos 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. “Nesses dois dias (o evento termina nesta quinta-feira, 31), autoridades políticas e especialistas vão debater o processo de envelhecimento ao longo da história do Brasil, pensando os avanços do passado, as ações do presente e a urgência da construção de um futuro mais digno, inclusivo e justo para as pessoas idosas.”
Já o presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa de Crédito do Sindnapi (Coopernapi), Jânio Jacinto Araújo destaca a presença do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva e especialistas durante o diálogo entre agentes públicos e representantes de movimentos sociais, focando na ampliação dos direitos da pessoa idosa.
Durante os dois dias serão debatidos a História e Memória; Passado e Presente: O que Impede a Pessoa Idosa de Ter Direito à Cidade?; Moradia Digna: Caminhos para a Promoção da Saúde e Garantia de Direitos da Pessoa Idosa; O Brasil Envelhecido; O Meu Tempo é Agora: Identidade, Participação Social e Políticas Públicas; e O Espaço-Tempo do Viver: Retratos Contemporâneos de Moradias para Pessoas Idosas.