Na manhã dessa última segunda-feira (4), o Sindmotoristas promoveu o 1º Encontro Preparatório da Campanha Salarial 2022 para que os membros da Comissão de Negociação pudessem debater os objetivos, desafios e as cláusulas que deverão compor a Pauta de Reivindicações da categoria.
O encontro contou com a palestra do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Vitor Pagani, que tratou da atual conjuntura econômica do país e seu reflexo no setor de transportes da capital. Conforme levantado, as negociações terão como base mínima a média do percentual de 10,52%, referente à inflação medida pelo IPCA/IBGE nos últimos 12 meses, a mais alta dos últimos anos
“Podemos encarar a conjuntura bem desafiadora, porém, no período pós pandemia o cenário é mais favorável. Temos que levar em consideração que a inflação alta é um complicador no processo de negociação. Devemos avaliar outros fatores que interferem diretamente nos resultados, dentre eles o PIB, o nível de desemprego, desempenho econômico do setor, negociações em outras categorias e o poder de organização na base dos trabalhadores”, relatou.
O secretário da Manutenção, Naílton Francisco de Souza (Porreta), comandou os trabalhos da mesa, acompanhado dos diretores Antônio Miranda (Mirandinha), Luciana Borges e do assessor da presidência, Antônio Gino (Toninho), dos trabalhadores Wanderli Souza Brochardi da Gato Preto G3, Wagner de Souza Leandro da Viação Grajaú, Jailzo de Almeida Cavalcante da Sambaíba I, Luzinete Baptista da Metrópole Paulista Brás, Bruno Ferreira da Metrópole Imperador, Sheila Dias Oliveira da Santa Brígida II e Reginaldo dos Santos Silva da Mobibrasil Jabaquara.
Os membros também trataram de temas importantes para a Campanha Salarial: apresentação do resultado da pesquisa sobre o perfil dos membros da Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2022, divulgação do calendário de reuniões de negociação, proposta do Plano de Carreira do Setor de Manutenção, estratégias para enfrentar os obstáculos que poderão surgir durante as negociações.
No final do encontro, os presentes foram orientados a municiar os trabalhadores com informações esclarecedoras e que enalteçam a importância da união da categoria. “Somos juntos poderemos garantir avanços em nossas conquistas. Por isso é fundamental que estejamos determinados na linha de frente da Campanha Salarial”, afirmou Nailton.
Fonte: Sindicato dos Motoristas de São Paulo