A campanha Sem Direitos Não É Legal e o SINTEATA (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo do Estado de São Paulo) promoverão, na próxima quinta-feira (8/12), atos de conscientização sobre as violações trabalhistas cometidas pela companhia de serviços de aviação Swissport contra seus funcionários em aeroportos dos Estados Unidos.
As manifestações, que marcam o Dia da Conscientização Para Empregos Precários em Aeroportos, começam às 10h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), e seguem para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), durante a tarde. Haverá participação de mais de 10 sindicatos da UGT (União Geral dos Trabalhadores), e os manifestantes vão distribuir kits e panfletos explicativos sobre os direitos dos trabalhadores auxiliares de transporte aéreo.
Nos Estados Unidos, ações simultâneas serão realizadas em 15 aeroportos, incluindo alguns dos maiores do país, como os de Chicago, Dallas e Nova York. As reivindicações dos funcionários da Swissport incluem melhores condições de trabalho, salários dignos e pagamentos em dia por parte da companhia, que também cometeu violações à saúde e à segurança de seus empregados.
Leia também: Cai a sindicalização no país: menos benefícios para o trabalhador