
Sindicatos da borracha do Brasil e Argentina: presidente do SINTRABOR e da FENABOR e Alejandro Crespo, Secretário-geral do SUTNA
Na terça-feira (10), lideranças sindicais do setor da borracha e pneumáticos do Brasil e da Argentina realizaram reunião bilateral para intercâmbio de informações sobre o cenário político, econômico e social e seus impactos para os trabalhadores e o setor produtivo.
O encontro reuniu Márcio Ferreira, presidente do SINTRABOR e da FENABOR; Alejandro Crespo, secretário-geral do SUTNA; e Leonardo Garcette, secretário executivo do SUTNA, na cidade de Llavallol, na Argentina.
A reunião dá continuidade a uma parceria histórica entre as entidades sindicais dos dois países, que há anos mantêm intercâmbio permanente de informações, articulação política conjunta e até iniciativas de integração, como campeonatos esportivos entre trabalhadores do setor — fortalecendo não apenas a unidade sindical, mas também os laços de solidariedade internacional.
Durante o encontro, as lideranças manifestaram preocupação com o aumento das importações e com a concorrência considerada desleal de pneus estrangeiros. Segundo os dirigentes, as estratégias empresariais voltadas à redução de custos têm pressionado salários, provocado demissões e dificultado o avanço das negociações coletivas.
Os sindicalistas também participaram de reunião com dirigentes e representantes da Bridgestone no Brasil e na Argentina, ocasião em que apresentaram reivindicações para ampliar o diálogo, melhorar as condições de trabalho e garantir a manutenção dos empregos e da sustentabilidade das operações industriais nos dois países.
Ao final, as lideranças reafirmaram a importância do fortalecimento da articulação internacional e do intercâmbio permanente entre os sindicatos para avançar nas negociações coletivas e na defesa dos direitos e das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Leia também:
Conheça a campanha Boa Visão, do Sintrabor
Campanha da Boa Visão do Sintrabor na empresa Roma foi um sucesso



