SINAB (Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil) e CSB participaram, em Brasília, do 6º Congresso Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), entre 23, 24 e 25 de maio.
Estiveram presentes o presidente do Sinab, José Avelino Pereira – Chinelo, o Vice-Presidente, Bartolomeu Evangelista da Silva, e o Tesoureiro, Álvaro Ferreira Egea. O Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, Antonio Neto, também compareceu.
Com o tema “Democracia Trabalhista, o Brasil do Futuro”, o Congresso debateu temas, diretrizes e estratégias para enfrentar os desafios do presente e do futuro do Brasil.
Alguns temas debatidos foram:
- Trabalho, Empregabilidade e Renda;
- Educação Integral e Inclusiva;
- Meio Ambiente, Sustentabilidade e Crise Climática;
- Saúde, Previdência e Assistência Social;
- Cidades Sustentáveis e Governança Trabalhista;
- Segurança Alimentar, Agricultura e Acesso à Terra;
- Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Justiça, Segurança Pública e Cidadania;
- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer;
- Direitos Humanos e Movimentos Sociais;
- Política Econômica e Soberania Nacional;
- Organização e Comunicação Partidária.
Avelino apoiou Projeto de Lei em favor dos aposentado
Aproveitando a agenda em Brasília, José Avelino Pereira apresentou proposta de apoio ao Projeto de Lei 1468/2023, de autoria do Deputado Pompeo de Mattos, do PDT do Rio Grande do Sul, que altera a lei nº 8.213, de 11 de abril de 1996, sobre Planos de Benefícios da Previdência Social.
A proposta de Pompeo é criar um adicional de aposentadoria a cada 5 anos, adicional que corresponderia a um acréscimo de 5% na renda mensal do aposentado, com o objetivo de preservar o valor real dos benefícios ao longo do tempo.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Pompeo de Mattos agradeceu o apoio, reforçando a pauta que visa a valorização dos rendimentos dos aposentados.
Leia também: