A solidariedade dos metalúrgicos está chegando às comunidades carentes afetadas pelas chuvas do final de semana em São Sebastião. Nesta quinta-feira (23), o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado ao CONLUTAS, iniciou a distribuição de mantimentos para famílias e as coletas nas portas das fábricas da região.
Uma equipe de dirigentes foi às comunidades de Lobo Guará e Sertão do Camburi. O cenário que se viu foi de devastação. Em Camburi, as casas foram atingidas por quedas de barreiras. Na Lobo Guará, as moradias foram cobertas por água. Em poucos minutos, famílias perderam tudo.
Nesta quinta, o Sindicato levou aos locais água, ovos e fraldas. Os mantimentos foram deixados em escolas de capoeira que estão funcionando como pontos de arrecadação. Todo o material foi comprado com dinheiro depositado por doadores nas contas do Sindicato.
Também estão sendo preparadas marmitas, feitas na Colônia de Férias da entidade em Caraguatatuba, para serem entregues a famílias.
Os dirigentes também foram a Barra do Sahy, onde a situação é extremamente crítica.
Até a manhã de hoje, já haviam sido encontrados 48 corpos em São Sebastião, com dezenas de pessoas ainda desaparecidas.
A dimensão da tragédia – que afetou, principalmente, os mais pobres – poderia ser reduzida se não fosse a negligência dos governos, em suas três esferas. Não é concebível que famílias sejam obrigadas a morar em regiões de risco por falta de investimentos em moradia popular.
Coleta nas fábricas
Na madrugada, começaram os trabalhos de coleta de mantimentos doados por metalúrgicos. O Sindicato passou pela General Motors, em São José dos Campos, e Armco, em Jacareí. À tarde, as atividades continuarão na Gerdau, em São José, e Ball, em Jacareí.
Na sexta-feira (24), as coletas serão feitas na JC Hitachi, Embraer e Prolind.
Em meio à destruição, as famílias estão precisando, principalmente, de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal e de limpeza, toalhas de banho, roupas de cama e móveis, como camas e guarda-roupas.
Como doar
Por pix: 60.208.634/0001-66
Sind. Metalúrgicos SJCampos e Região (enviar comprovante para o WhatsApp: 12 99230-1768).
Nas fábricas em que não estão programadas coletas nas entradas de turnos, os trabalhadores podem procurar um dos dirigentes do Sindicato, cipeiros e delegados sindicais.
Pontos de arrecadação de mantimentos do Sindicato:
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:
Rua Maurício Diamante, 65 – Centro
Rua Monte Azul, 924 – Chácaras Reunidas
JACAREÍ:
Rua José de Medeiros, 80 – Centro
CAÇAPAVA:
Av. Cel. Alcântara, 500 – Centro
CARAGUATATUBA:
Avenida Seis, 400 – Porto Novo
Leia também: Sindicato dos Rurais de Teodoro Sampaio oferece curso aos trabalhadores