O Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Pensões, Hospedarias, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Sorveterias, Confeitarias, Docerias, Buffets, Fast-Foods e assemelhados de São Paulo e região) firmou acordo coletivo que regulamenta o repasse da gorjeta compulsória para os empregados do Brau restaurantes.
A proposta foi apresentada e aprovada em assembleias realizadas nos dias 18 e 25 de junho e beneficia mais de 380 funcionários da rede de choperias, localizada na capital paulista.
Antes de colocar o acordo em votação, nosso advogado dr. Gilmar Xavier explicou os avanços e esclareceu dúvidas dos trabalhadores.
Segundo ele, a negociação aumentou para 80% o valor do repasse das gorjetas aos funcionários. O dr. Xavier explica: “Antes, parte das lojas retinham 33% do valor arrecadado com a gorjeta. Com o acordo, o índice cairá para 20%”.
O diretor e gerente da Brau Plaza Sul, Francisco de Assis Paiva, foi um dos responsáveis pela obtenção de mais esta conquista. Ele diz: “Nunca é fácil negociar, mas conseguimos chegar a um bom acordo. A empresa é parceira e reconhece o papel do Sindicato”.
Para o diretor Júlio Almeida Neto, mais uma vez o Sinthoresp cumpre o seu papel e assegura ganhos econômicos aos trabalhadores da categoria. “A regularização da gorjeta vai favorecer todos os trabalhadores das dez lojas da Brau. Esse beneficio se dá a médio prazo em relação ao 13º salário, férias e INSS; e, a longo prazo, pois aumenta a base para o Fundo de Garantia e a aposentadoria”, ele diz.
Funcionário da loja do Itaim, Rosivaldo Menezes saudou a negociação e o desempenho do Sindicato. “Essa proximidade é muito importante. Dessa forma, os trabalhadores acabam por conhecer todos os seus direitos e garantias”.