No mesmo dia, às 13h30, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região julgará a ação do Sindicato, protocolada em conjunto com os metalúrgicos de Araraquara, que cobra a anulação dos cortes. O julgamento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Sindicato.
A ação judicial sustenta que as demissões são fruto da má gestão da empresa na venda fracassada para a Boeing. O negócio trouxe prejuízo à Embraer, que, em seguida, demitiu os funcionários, sem qualquer negociação com os sindicatos.
Ao todo, 2.500 trabalhadores foram demitidos. Desde então, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos realizou um grande processo de luta, convocando a população para defender os empregos e exigindo que os governos federal, estadual e municipal atuassem pela manutenção dos postos de trabalho.
“Este será um julgamento de grande importância para nossa categoria. Vamos fazer a manifestação e exigir o cancelamento das demissões. O que a Embraer fez, em plena pandemia, revelou-se um ato desumano”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.