PUBLICADO EM 21 de dez de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sindicato evita demissões na Volkswagen da Alemanha

Foto: IGmetal

O sindicato alemão IG Metall e os trabalhadores evitam o fechamento de fábricas e a demissão em massa no conflito tarifário com a alta administração do grupo Volkswagen. Com um abrangente acordo tarifário, a IG Metall abre caminho para um pacote significativo de garantias para os trabalhadores e os locais da VW. Após um maratona de negociações de mais de 70 horas, agora há um resultado tarifário que permite investimentos sustentáveis no futuro do fabricante de automóveis e, ao mesmo tempo, cria perspectivas para os funcionários e suas famílias.

Nas semanas anteriores, em dois dias de greves de advertência, cerca de 100.000 trabalhadores em locais da Volkswagen protestaram contra os planos de cortes da diretoria da VW. Sem essa participação maciça, a mudança de direção da diretoria em relação a seus planos drásticos não teria sido possível.

“Em uma luta tarifária sem precedentes para a Volkswagen, sob condições econômicas historicamente adversas, conseguimos encontrar uma solução para os trabalhadores nos locais da Volkswagen que garante empregos, assegura produtos nas fábricas e, ao mesmo tempo, possibilita investimentos importantes para o futuro. Com isso, mostramos, em contraste com a corrente dominante em muitas direções empresariais: soluções para o futuro são possíveis sem demissões em massa! Enviamos um sinal claro contra a prática gerencial comum de comprar lucros de curto prazo por meio de demissões na Alemanha”, explica Thorsten Gröger, negociador da IG Metall.

Daniela Cavallo, presidente do conselho de works da Volkswagen AG, acrescenta: “Nenhum local será fechado, ninguém será demitido por motivos operacionais e nossos acordos tarifários serão garantidos a longo prazo. Com essa tríade, conseguimos conquistar uma solução sólida em condições econômicas extremamente difíceis. Embora haja concessões tarifárias além da renda mensal, isso é compensado pela manutenção solidária de todos os locais, juntamente com perspectivas para o futuro, uma nova garantia de emprego até o final de 2030 e, não menos importante, a certeza para a diretoria de que mudanças na Volkswagen contra a vontade dos trabalhadores estão condenadas ao fracasso.”

Foto: IG Metal

Resultado do acordo

Garantia de emprego: A IG Metall conseguiu, após a Volkswagen ter rescindido a garantia de emprego vigente em setembro, implementar uma nova garantia de emprego. Demissões por motivos operacionais estão excluídas até o final de 2030. Caso não seja estabelecido um acordo de continuidade após o término, a empresa deverá pagar 1 bilhão de euros aos trabalhadores.

Aumento salarial como contribuição para a garantia de emprego: O sindicato havia apresentado em novembro um plano abrangente para o futuro da Volkswagen. Este conceito foi rejeitado publicamente pela empresa, mas agora será aplicado após o acordo tarifário. Uma desconexão do acordo tarifário da indústria metalúrgica e eletroeletrônica foi, em essência, evitada. Um resultado tarifário foi alcançado em novembro de 2024, que prevê um aumento de mais de 5% nas tabelas salariais para os trabalhadores. Esse aumento será inicialmente suspenso na Volkswagen. O adicional servirá até 2030 como parte do financiamento de instrumentos para lidar com excesso de pessoal sem demissões por motivos operacionais, permitindo, por exemplo, a redução flexível de horas de trabalho com compensação parcial de salários e financiando ofertas ampliadas de aposentadoria antecipada. A partir de 1º de janeiro de 2031, a tabela salarial aumentará em mais de 5% de forma real. Já a partir de 2027, futuras negociações tarifárias também poderão proporcionar aumentos salariais na Volkswagen antes de 2030. Assim, os trabalhadores praticam uma renúncia temporária, mas, juntos, evitam um massacre nos locais da VW e se ajudam solidariamente.

Ajuste no sistema de salários: Além disso, as partes do contrato tarifário concordaram em revisar o sistema de salários, que já existe há décadas. A análise começará em 2025, e a implementação deve ocorrer em 1º de janeiro de 2027.

Participação nos resultados, bônus e pagamento de férias: A partir de 2026, os trabalhadores na área tarifária contribuirão integralmente com o pagamento de maio da participação nos resultados por dois anos (2026 e 2027). Nos anos seguintes (ou seja, a partir de 2028), o pagamento de maio será reduzido, aumentando proporcionalmente, até que os trabalhadores recebam novamente a participação total nos resultados para o ano fiscal de 2030.

No futuro, o bônus tarifário Plus será cerca de 35% do bônus anual do grupo salarial mais baixo na gestão – anteriormente, era cerca de 50%. Com isso, foi evitado um ataque total da Volkswagen ao sistema tarifário Plus. Com o resultado tarifário, a parte patronal assegura que a gestão e os diretores contribuam financeiramente em maior medida para a sustentabilidade futura da Volkswagen.

O aumento do pagamento de férias anteriormente pago (cerca de 1290 euros) será eliminado. A partir de 2027, será introduzido um bônus para membros da IG Metall. Isso significa para o calendário de 2027 254,00 euros, para o ano de 2028 508,00 euros e para o ano de 2029 636,00 euros. A partir de 2030, o bônus para membros será de 1.271,00 euros, de forma tarifária.

Gratificações de jubileu: Além disso, a gratificação de jubileu para 25 e 35 anos de serviço será ajustada – a Volkswagen queria abolir completamente essa gratificação até o final. Até agora, a regra era: Para 25 anos de serviço, havia o equivalente a 1,45 vezes o salário mensal, e para 35 anos, o equivalente a 2,90 vezes o salário mensal. No futuro, haverá um pagamento fixo de 6.000 euros por 25 anos de serviço e 12.000 euros por 35 anos, que será tarifário.

HTV I e HTV II: Além disso, as condições de trabalho na empresa em relação ao horário de trabalho serão uniformizadas: trabalhadores do chamado contrato tarifário I, ou seja, todos os contratados antes de 1º de janeiro de 2005, trabalharão a partir de 1º de julho de 2025, 35 horas por semana – anteriormente, esse grupo de trabalhadores no setor indireto trabalhava 34 horas por semana e no setor direto, 33 horas por semana. Como compensação parcial, os trabalhadores HTV-1 receberão 829,30 euros (setor direto) e 606,80 euros (setor indireto) nos próximos 6 anos – no primeiro ano, proporcionalmente.

Vagas de aprendizado: Além disso, a Volkswagen oferecerá no futuro 600 vagas de aprendizado e posições para estudantes em dual nos locais do contrato tarifário da empresa – a Volkswagen queria implementar uma redução mais acentuada aqui. Além disso, 50 capacidades para qualificações de entrada devem ser criadas como perspectiva. Além disso, a obrigação de absorver os aprendizes, que a Volkswagen havia rescindido, foi restabelecida.

Os aprendizes receberão, de acordo com o acordo tarifário da indústria metalúrgica e eletroeletrônica, um aumento de 140 euros por mês. Esse aumento será efetivo em março de 2025 e pago então.

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS