PUBLICADO EM 26 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sindicato e Fundacentro promovem capacitação para cipeiros

Formação de cipeiros no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, colaboração com a FUNDACENTRO

Formação de cipeiros no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, colaboração com a FUNDACENTRO

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em parceria com a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), concluiu recentemente o primeiro módulo de um curso de formação profissional para cipeiros da base sindical. Cipeiros são aqueles trabalhadores eleitos no local de trabalho para garantir no ambiente saúde e segurança.

Realizada nos meses de agosto, setembro e outubro, a iniciativa reuniu 82 participantes, dos quais 73 completaram o módulo inicial e deverão receber certificados em novembro. Os encontros aconteceram no Centro de Formação Celso Daniel, próximo à sede do Sindicato.

O diretor-executivo do Sindicato e responsável pelo departamento de Saúde, Genildo Dias Pereira, conhecido como Gaúcho, celebrou o sucesso do curso, destacando a importância da parceria com a Fundacentro e o envolvimento dos trabalhadores. “Nossos militantes, cipeiros e comitês sindicais estão sempre na linha de frente para enfrentar os desafios diários no ambiente de trabalho. A formação é essencial para que atuemos com mais segurança e eficiência”, afirmou Gaúcho.

Com uma carga horária de 12 horas por turma, o primeiro módulo abordou três eixos principais: o fortalecimento da Organização no Local de Trabalho (OLT) em saúde e segurança, a reaproximação entre cipeiros e Sindicato, esclarecimentos sobre direitos e deveres dos cipeiros, e discutindo sobre as atualizações nas Normas Regulamentadoras (NR-5 e demais NRs) que agora incluem a prevenção ao aprovado

A capacitação surge como resposta às demandas identificadas em uma pesquisa realizada com cipeiros em 2023, durante um encontro na sede do Sindicato. Uma pesquisa revelou o perfil dos cipeiros e ajudou a moldar o curso para atender às necessidades e desafios enfrentados pelos trabalhadores nas fábricas. “Nosso objetivo é fortalecer a atuação dos cipeiros, oferecendo ferramentas que os ajudem a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de fomentar uma reflexão sobre os valores que orientam o dia a dia nas fábricas”, reforçando

Leia também: Fundacentro debate: futuro da Segurança e Saúde do Trabalhador

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS