Na semana passada, no dia 24 de setembro, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT), recebeu 800 alunos do 1° ao 9° ano da Escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva para um “cine cachorro-quente ODS”.
Trata-se de uma atividade para sensibilização de crianças e adolescentes a respeito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030.
Divididos em quatro turmas, os alunos assistiram a vídeos informativos e debateram como incluir os ODS em seu cotidiano, seja na escola, em casa ou no bairro em que vivem.
“Esta é uma ação pela vida da Terra, que está correndo perigo. O planeta está sendo sufocado e nós somos sufocados junto. Por isso, essa é nossa contribuição para melhorar o planeta. Cada um de vocês sairá daqui com a responsabilidade de ajudar a construir um país e um mundo melhor para todos”, disse aos convidados Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros e secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT.
Na ocasião, Chiquinho fez questão de lembrar e homenagear Ágatha, a criança de apenas 8 anos morta no Rio de Janeiro, vítima de bala perdida.
Também presente ao evento, Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, falou da importância da conscientização das crianças: “As ações mais simples devem ser compreendidas desde cedo. Essa atividade engrandece a sociedade e mostra o quanto acreditamos num país melhor, que será feito por vocês”.
Os temas abordados nos vídeos e debates foram preservação do meio ambiente; combate ao desperdício de água, eletricidade e alimentos; consumo consciente; poluição; descarte de lixo e reciclagem; igualdade; educação; sustentabilidade; entre outros.
“A educação é a única forma de conseguirmos grandes transformações. A partir de hoje, o que esperamos é que vocês entendam o quanto a participação de vocês é fundamental para a mudança que todos nós queremos”, disse Cristina Palmieri, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade e Jornada 2030 da UGT, que apoiou a realização dessa atividade juntamente com a Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT.
Ao serem questionados sobre o que aprenderam, os alunos citaram, principalmente: não poluir, não desperdiçar, estudar, não maltratar os animais, não jogar lixo na rua e cuidar dos idosos.
“Eu agora vou sempre reciclar o lixo”, disse Álvaro, de 10 anos.
“E eu vou obedecer pra tomar banho mais rápido e nunca mais desperdiçar água”, contou Yasmin, 8.
Alberto, aos 7, ficou marcado pela importante mensagem de respeito ao próximo: “Tem que ajudar e não pode brigar com as pessoas”.
Sthefanny, 11, finalizou: “A gente precisa valorizar esse momento e a nossa escola, porque tem muita gente no mundo querendo estudar e que não consegue”.
Os alunos estavam acompanhados das professoras, do diretor Eduardo Benitez e das coordenadoras Fernanda Karolina e Léa Rocha.
“Agradeço demais por essa inciativa do Sindicato dos Padeiros. Nunca ninguém olhou para nossa escola com tanto cuidado. Estamos aqui discutindo o futuro. E o futuro é cada uma dessas crianças. O que fizermos hoje vai refletir amanhã é hoje estamos aqui fazendo um lindo trabalho”, disse Eduardo.
O “cine cachorro-quente ODS” é parte da celebração do Dia de Ação Global para os ODS, data celebrada pela ONU em 25 de setembro, a fim de incentivar pessoas e instituições a realizarem atividades de conscientização para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Vale ressaltar que tanto a UGT quanto o Sindicato dos Padeiros de São Paulo têm como missão a luta pelos direitos do cidadão não apenas no que se refere a questões trabalhistas, mas também em temas de responsabilidade social, sejam eles relacionados à saúde, segurança, trabalho decente, educação, mobilidade, igualdade, meio ambiente, entre outros.