O Sindicato dos Padeiros de São Paulo registrou em seu site que dia 16 de outubro é Dia Mundial do Pão.
“Celebramos esta data, que também é o Dia Mundial da Alimentação, para conscientizar a população sobre a importância do pão na alimentação e como um símbolo de luta contra a fome, a pobreza, as desigualdades e as injustiças sociais! Neste sentido, a luta do Sindicato dos Padeiros de São Paulo é ampla. No dia a dia da categoria, nas campanhas salariais, nos cursos de nossa Escola de Panificação e Confeitaria, nas lutas pelos direitos da classe trabalhadora e na solidariedade global pela paz, pela segurança alimentar, pelo meio ambiente, pelo desenvolvimento de todas as nações, pelo trabalho decente e pela inclusão social”, diz o registro.
O Dia Mundial do Pão (World Bread Day, em inglês) foi criado pela União dos Padeiros e Padeiras Alemães (U.I.B.C. – Union Internationale de la Boulangerie et de la Boulangerie-Pâtisserie) em 2000. A data escolhida para a celebração é 16 de outubro de cada ano, não apenas para celebrar o pão em todas as suas formas, mas também promover a conscientização sobre a segurança alimentar e sobre a importância de garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos básicos.
A criação do Dia Mundial do Pão reconhece sua importância não apenas como um alimento cotidiano, mas também como um elemento significativo da cultura e tradição alimentar de muitas sociedades e até mesmo simbólico. A data também serve como uma oportunidade para homenagear os padeiros e padeiras que desempenham um papel crucial na produção de pão de qualidade.
Desde a sua criação, o Dia Mundial do Pão tem sido comemorado em vários países, muitas vezes com eventos especiais em padarias, concursos de panificação e ações de caridade relacionadas à distribuição de pão para pessoas necessitadas. A celebração também incentiva a partilha de receitas e técnicas de panificação, promovendo a diversidade e a inovação na produção de pão ao redor do mundo.
Leia também:
Pesquisa sugere menos carne vermelha e mais variedade para sustentabilidade e segurança alimentar