
Sindicato dos Padeiros certifica nova turma do curso de padaria artesanal
A terceira turma do curso de fabricação de pães do Projeto Padaria Artesanal foi certificada no fim da tarde desta quinta-feira, 26 de junho de 2025, na sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, que abriga também a Escola de Panificação.
O presidente do Sindicato, Chiquinho dos Padeiros, participou da cerimônia de certificação, desejou sucesso aos 16 alunos e agradeceu à instrutora do Senai, Alessandra Pagiato, pelo empenho durante o curso. Chiquinho também destacou a importância dos profissionais da educação e elogiou o projeto, idealizado por Lu Alckmin, pela sua credibilidade, qualidade e amplo alcance social.
“Nosso compromisso é ajudar na construção de uma sociedade melhor. Ninguém nasceu para passar fome de comida, educação e cultura”, afirmou Chiquinho.
O curso teve duração de 8 horas e ensinou aos participantes a produção de dez receitas de pães artesanais, enriquecidos, nutritivos e livres de conservantes químicos.
Os alunos certificados são representantes de instituições da sociedade civil e atuarão como multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para suas comunidades. Durante o evento, Chiquinho adiantou que pretende visitar futuramente os locais onde esses multiplicadores atuarão, como forma de apoio contínuo ao projeto.
“Tem muita gente precisando de nós”, disse aos alunos.
Logo após a entrega dos certificados, os participantes e convidados puderam degustar os pães produzidos durante o curso — um dos momentos mais aguardados do encontro.
Sindicato é polo central do projeto em SP
No último dia 21 de março, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo foi reconhecido como polo central do Projeto Padaria Artesanal no Estado de São Paulo, em cerimônia que contou com a presença de Lu Alckmin e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A Escola de Panificação e a sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo funcionam no mesmo endereço: Rua Major Diogo, 126 – Bela Vista, São Paulo (SP).
Leia também:
Padaria do Sindicato dos Químicos já produz e distribui 600 pães por dia



