PUBLICADO EM 09 de set de 2022
COMPARTILHAR COM:

Avibras: Sindicato cobra de prefeito posição sobre empregos

Avibras: Sindicato quer opinião do prefeito na defesa dos empregos

Avibras: Sindicato quer opinião do prefeito na defesa dos empregos

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), se comprometeu a mediar a grave situação dos trabalhadores da Avibras. O compromisso foi firmado em reunião, nesta quinta-feira (8), com representantes do Sindicato, comissão de trabalhadores e delegados sindicais da fábrica.

Entre as medidas a serem adotadas, Izaias prometeu acionar o governo federal e os ministérios do Trabalho e da Defesa para que haja uma intervenção na situação da Avibras.

O prefeito também se comprometeu a levantar, junto ao governo do Estado, se há créditos de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) ainda não pagos à empresa. Segundo a Avibras, o governo estadual não teria repassado à fábrica cerca de R$ 32 milhões em créditos.

Izaias firmou o compromisso de se reunir com a direção da fábrica para tentar solucionar os atrasos salariais que vêm acontecendo nos últimos meses.

Em reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a direção da empresa chegou a afirmar que não tem data para pagar os salários de julho e agosto e que não há previsão para o próximo pagamento. Além disso, a Avibras suspendeu o plano de previdência privada dos metalúrgicos.

Outra preocupação dos operários é a proximidade do fim do layoff, marcado para o dia 29. O Sindicato defende a continuidade do sistema, com revezamento entre os trabalhadores, o que garantiria a permanência de todos em seus empregos.

“O Sindicato procurou a Prefeitura para cobrar que o prefeito se posicione em defesa dos empregos, porque mais de 500 trabalhadores correm o risco de ser demitidos na cidade. A Avibras não pode continuar com essa absoluta falta de responsabilidade em relação ao pagamento dos salários. Nossa mobilização continuará até que essa situação seja regularizada. Recentemente, Jacareí perdeu cerca de 500 postos de trabalho com o fechamento da Caoa Chery. Não podemos permitir que isso se repita na Avibras”, afirma o diretor do Sindicato Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

A Avibras está em recuperação judicial desde o dia 18 de março.

Leia também: SinSaúdesSP homenageia Erick Eloi com o prêmio Heróis da Saúde

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS