A poucos dias de mais uma parada na Volks, em São Bernardo, o CSE (Comitê Sindical de Empresa) na fábrica realizou assembleia na tarde de ontem, no pátio dos ônibus, para conversar com os trabalhadores e atualizar a luta e as ações da representação.
O coordenador-geral do CSE na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, citou alguns pontos que merecem atenção. “Mais uma vez, a Volks para por dez dias, de 22 de fevereiro a 6 de março, por falta de semicondutores. Temos um acordo fundamental que dá garantia de emprego aos trabalhadores diretos e que conta com uma série de instrumentos, como layoff e banco de horas”, disse.
“No entanto, onde temos o maior problema é na cadeia produtiva, pois quem sofre com esse pênalti são as empresas terceiras, que não conseguem sustentar os trabalhadores com tantas paradas”.
Governo
O diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, falou aos companheiros que, em apenas um mês e meio de governo, os Metalúrgicos do ABC já foram recebidos três vezes pelo presidente Lula.
“Agora, queremos dialogar com todo mundo, queremos uma agenda também com o governador de São Paulo. A todo momento somos lembrados que as condições de Goiás e de Pernambuco são muito melhores do que São Paulo, que a empresa coloca seus produtos de maior valor no Paraná porque lá tem vantagem tributária e isso pesa para nós quando vamos fazer a discussão de investimento aqui. Por isso, o diálogo é tão importante, pela manutenção dos empregos e para garantir o futuro da fábrica aqui”, afirmou.
Wellington lembrou ainda quando o presidente Lula, então candidato, durante assembleia em agosto passado na Volks, assumiu o compromisso da correção da tabela de Imposto de Renda. “A última vez que houve uma correção da tabela do Imposto de Renda ainda foi no governo Dilma. Depois disso, passou Temer, passou Bolsonaro e não foi feita a correção”. Ainda ontem, Lula anunciou que a isenção passará a quem ganha até R$ 2.640.
Data-base
O diretor esclareceu o acordo de Vale-Alimentação que foi feito nas plantas em Curitiba (PR) e São Carlos (SP). Em votação simbólica, os trabalhadores aprovaram manter aquilo que está no acordo, que é a aplicação do INPC na próxima data-base, a partir de 1° de março.
Eleição
O presidente da Comissão Eleitoral e ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, lembrou que falar sobre eleição é falar sobre democracia, direitos e a luta do dia a dia. “É extremamente importante respaldar a eleição para CSE e CF, nos dias 14 e 15 de março, para que cada um possa, nos próximos três anos, ter o direito de cobrar os companheiros e companheiras que se apresentam para representar vocês”.
O vereador de Santo André, Wagner Lima, agradeceu sua última participação como CSE na Volks. “Só vamos formar lideranças, fortalecer e conquistar direitos se tivermos organização no local de trabalho e, para isso, precisamos ter representação forte”.