O presidente Estadual da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes, e o residente do Conselho Estadual de Trabalho e Renda e líder da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, participaram do lançamento da Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) nesta sexta-feira (21).
A iniciativa, promovida pelo governo estadual, tem como objetivo disseminar em todos os 27 territórios de identidade da Bahia estratégias para combater violações dos direitos dos trabalhadores. A cerimônia foi realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT).
Ao lado do vice-governador Geraldo Jr. e do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, o presidente da UGT-BA enfatizou que as centrais sindicais estão prontas para apoiar o governo estadual na implementação da Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Marcelo Carvalho destacou: “Acredito que não só as centrais vão ajudar, mas outros setores da sociedade também irão apoiar esta iniciativa que vai transformar a realidade do trabalho em nosso Estado”.
Emerson, que representou a Força Sindical afirmou que “A ação do governo da Bahia de incentivar através do diálogo social entre trabalhadores, entes governamentais e os empregadores uma relação de trabalho decente e digno. Isso é fundamental para buscarmos o fim a exploração do trabalho desgastante, insalubridade e indigno. Trabalho decente é sinônimo de proteção social e dignidade humana. Não ao trabalho infantil e análogo à escravidão.”
Autoridades presentes no lançamento da Agenda Bahia
O evento contou com a presença ilustre do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e da Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Fátima Freire, além de outras autoridades e sindicalistas. A união de forças entre representantes do poder público, entidades sindicais e a sociedade civil demonstra o compromisso conjunto em promover melhorias nas condições de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores no estado.
Leia também:
Plenária fortalece a unidade na luta contra as privatizações