Dirigentes das entidades que integram o Fórum Estadual das Centrais Sindicais no RS, reuniram-se na tarde de terça-feira (05/03) para definir as ações prioritárias do próximo período.
O Encontro ocorreu na sede da Fecosul com a participação da CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical e Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas.
Na pauta, duas matérias importantes e ambas serão debatidas pela Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, 12 de março.
A primeira mobilização, está sendo convocada para 9h na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Trata-se do Projeto de iniciativa do Deputado Maidardi, que estabelece a politica permanente de reajuste para o Salário Mínimo Regional e tem como relatora a Deputada Luciana Genro.
Já no turno da tarde, na sessão plenária que inicia às 14h, será debatido e votado o PL-324/2019, (Lei anticalote) que Institui mecanismo de controle sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas para prestar serviços no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.
Ainda ficou deliberado a realização de Ato Público em 23 de março tendo por objetivo a defesa da Democracia, Repúdio ao Golpe de 1964 (que completa 60 anos dia 31/03) e que não haja Anistia para quem atentou contra o Estado de Direito organizando, financiando e incitando Golpe de Estado, incluindo todos aqueles que praticaram os atos de depredação dos poderes em 8 de janeiro de 2023.
Também foi definida a realização de Ato Unificado das Centrais em 1 de maio – Dia do Trabalhador. Na próxima reunião (semana que vem) será escolhida uma comissão de dirigentes com a missão de organizar esta atividade.
Leia também: Na semana da mulher, Deputado Motta reitera compromisso contra violência e discriminação