PUBLICADO EM 25 de set de 2025

Sindicalistas da enfermagem reunem-se com Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Reunião decisiva com o Ministro da Saúde destaca a força coletiva da enfermagem em torno da PEC 19 e do Piso Salarial.

Sindicalistas reunem-se com Ministro da Saúde

Sindicalistas reunem-se com Ministro da Saúde

Na última quarta-feira (24), em Brasília, trabalhadores da enfermagem brasileira realizaram uma reunião com o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha.

Sob a liderança de Dr. Manoel Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e de Jefferson Caproni, presidente do SinSaúdeSP e coordenador do CONATENF, a mobilização contou com a participação de representantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, membros do CONATENF (Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem), do Fórum da Enfermagem e de parlamentares da Bancada da Enfermagem.

Oobjetivo do encontro foi avançar em pautas prioritárias para a categoria, como:

  • A aprovação da PEC 19,
  • A implementação do Piso Salarial da Enfermagem e
  • O fortalecimento das condições de trabalho.

Lideranças

“O Ministério da Saúde reconhece a importância estratégica da enfermagem para a saúde pública brasileira. Lideranças como Manoel Neri, Jefferson Caproni, os membros do CONATENF e representantes do Fórum da Enfermagem reforçam a força coletiva da categoria. Estamos comprometidos em dialogar e construir soluções que valorizem esses profissionais essenciais”, disse o Ministro Padilha.

Manoel Neri e Jefferson Caproni destacaram a importância do trabalho conjunto com o CONATENF, o Fórum da Enfermagem e os parlamentares presentes.

“Este encontro demonstra que a enfermagem brasileira segue forte e unida. Ao lado de Jefferson Caproni e dos membros do CONATENF, somados ao apoio fundamental do Fórum da Enfermagem e da bancada parlamentar, mostramos que estamos alinhados em torno de pautas que beneficiam não apenas a categoria, mas também a saúde pública como um todo. A PEC 19 e o Piso Salarial são passos decisivos nessa direção”, disse Manoel Neri.

Já para Jefferson Caproni, presidente do SINSAUDESP e coordenador do CONATENF, “A presença do CONATENF e de representantes como Antonio Neto, do Fórum da Enfermagem, fortalece ainda mais nossa mobilização. Nossa luta pela PEC 19 e pelo Piso Salarial é uma questão de justiça e dignidade para todos os profissionais que estão na linha de frente, garantindo o funcionamento do sistema de saúde.”

O papel essencial do CONATENF e do Fórum da Enfermagem

Os integrantes do CONATENF e do Fórum da Enfermagem desempenharam um papel fundamental na construção da mobilização, representando as bases da categoria e contribuindo de forma técnica e estratégica. Participaram da reunião:

  • Antonio Neto, representante do Fórum da Enfermagem, que reforçou a importância de unir todas as vertentes da categoria em defesa das pautas prioritárias.
  • Daniel Menezes, vice-presidente do Cofen, que apresentou uma análise técnica sobre os impactos da PEC 19.
  • Gergesio Soares, que destacou a necessidade de mobilização contínua para garantir conquistas em todo o país.
  • Kleber Santos, que enfatizou a importância da articulação sindical para a regulamentação do Piso Salarial.
  • Nilza Freire, que defendeu melhores condições de trabalho e maior reconhecimento para técnicos e auxiliares.

Apoio da bancada parlamentar

A reunião também contou com a presença e o suporte da Bancada Parlamentar da Enfermagem, que reafirmou total alinhamento com as pautas apresentadas. Estiveram presentes:

  • Deputado Bruno Farias, coordenador da bancada, comprometido com o avanço das demandas no Congresso.
  • Deputada Enfermeira Rejane, que destacou a importância da mobilização política para assegurar conquistas efetivas.
  • Deputada Ana Paula, que reforçou o impacto positivo do Piso Salarial e da PEC 19 na valorização dos profissionais da saúde.

Objetivos e próximos passos

O encontro focou em três pontos principais:

  1. Aprovação da PEC 19, atualmente em tramitação, que busca fortalecer a profissão e melhorar as condições de trabalho.
  2. Implementação plena do Piso Salarial da Enfermagem, garantindo que a conquista histórica seja regulamentada e aplicada em todo o país.
  3. Fortalecimento das condições de trabalho, assegurando mais segurança, dignidade e valorização para os profissionais da enfermagem.

As lideranças reafirmaram o compromisso de monitorar de perto a tramitação das pautas e de manter a mobilização ativa até que as conquistas sejam efetivadas.

Assista a saudação do ministro no evento

Leia também:

Caproni defende transição climática justa para trabalhadores da saúde

COLUNISTAS

QUENTINHAS