PUBLICADO EM 10 de nov de 2025

Sindec-POA reforça apoio ao projeto de redução da jornada e fim da escada 6×1

Entenda a importância do fim da escada 6×1 e como a proposta de 40 horas em Porto Alegre semanais pode beneficiar comerciários.

Sindec-POA com Daiana Santos e centrais sindicais na luta pelo fim da escada 6x1 e jornadas de trabalho mais justas.

Sindec-POA com Daiana Santos e centrais sindicais na luta pelo fim da escada 6×1 e jornadas de trabalho mais justas.

Nesta sexta-feira, dia 7, dirigentes do Sindec-POA se reuniram com representantes das Centrais Sindicais e com a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), autora do projeto de redução da jornada para 40 horas semanais (5×2), na sede da Fecosul. O encontro faz parte da mobilização pelo fim da escala 6×1 e reforça o apoio à aprovação do projeto da parlamentar.

O Projeto de Lei 67/2025 propõe a redução da jornada de trabalho dos comerciários de Porto Alegre – e de todo o Brasil – para 40 horas semanais, com a adoção da escala 5×2, que significa trabalhar cinco dias e folgar dois consecutivos.

O objetivo é garantir mais tempo para descanso, lazer e convívio familiar aos trabalhadores.

Em março deste ano, a deputada já havia registrado em seu Instagram o apoio do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) à causa.

Em sua postagem, ela afirmou:

“Aqui no Centro de Porto Alegre, registrei esse importante engajamento do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) e da Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no RS, com a luta pela escala 5×2. O banner que pode ser visto na rua General Vitorino é uma manifestação de apoio à aprovação do nosso Projeto de Lei 67/2025, que trata da redução da jornada máxima semanal para 40 horas, garantindo dois dias de descanso remunerado.
A nossa luta é na Câmara dos Deputados e das Deputadas, é nas ruas dialogando com o povo, é mobilizando os sindicatos — e nós precisamos do seu apoio!”

Daiana Santos em frente ao Sindec

Daiana Santos em frente ao Sindec. Reprodução Instagram

O Sindec, que no Dia do Comerciário (30 de outubro) lançou a campanha “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar”, segue mobilizando a categoria pelo direito a mais tempo livre e melhor qualidade de vida.

Leia também:

SINDEC lança campanha: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar”

COLUNISTAS

QUENTINHAS