PUBLICADO EM 29 de ago de 2025

Sindec dá a largada na Campanha Salarial dos Comerciários de Porto Alegre

Acompanhe a Campanha Salarial dos Comerciários de Porto Alegre e os desafios das negociações coletivas deste ano.

Confira os detalhes da Campanha Salarial dos Comerciários de Porto Alegre e os resultados positivos das negociações anteriores.

Confira os detalhes da Campanha Salarial dos Comerciários de Porto Alegre e os resultados positivos das negociações anteriores.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) iniciou oficialmente, na noite da última quinta-feira (28/08), a Campanha Salarial 2025/26. A assembleia geral, realizada de forma híbrida — presencialmente na sede do sindicato e online via Zoom — reuniu trabalhadores e dirigentes para apresentar a pauta de reivindicações e debater os desafios das negociações deste ano.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente Nilton Neco, o secretário-geral Claudio Janta, o tesoureiro Américo Cordeiro, a assessora jurídica do Sindec, advogada Carmem Pinto, e o presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí.

Análise econômica: ganhos reais e valorização da categoria

A economista Daniela Sandi, do Dieese, apresentou um panorama das negociações coletivas nos últimos anos, destacando que o Sindec conquistou reajustes superiores à inflação nos últimos 19 anos, garantindo ganhos reais e a valorização do piso salarial.

Segundo os dados apresentados, enquanto a inflação acumulada no período foi de 182,3%, os reajustes obtidos somaram 220,9%, ampliando o poder de compra dos comerciários. Para este ano, a projeção do Banco Central aponta uma inflação de 4,94% até novembro, e a maioria das categorias já está fechando acordos acima do INPC.

Pauta de reivindicações 2025/26

O tesoureiro Américo Cordeiro apresentou os principais pontos da pauta, que reúne 122 cláusulas. Entre os destaques:

  • Recomposição de 100% do INPC;
  • Aumento real de 2%;
  • Piso salarial de R$ 3.500,00;
  • Redução da jornada de trabalho para 40h semanais, em escala 5×2, sem redução salarial;
  • Adicional de 100% para horas extras;
  • Manutenção da cláusula sobre trabalho remoto, home office e coworking;
  • Ações inclusivas para pessoas autistas, reforçando a luta histórica do secretário-geral Claudio Janta em defesa da inclusão.

Mobilização e participação da categoria

Com o mote “Juntos resistimos, juntos avançamos. Agora queremos mais!”, o presidente Nilton Neco destacou a força da união da categoria:

“Com resiliência e trabalho, vencemos a pandemia e as enchentes. Agora, queremos mais direitos, valorização nos salários e a redução da jornada de trabalho”, afirmou.

A campanha deste ano aposta em ampla divulgação nas mídias para pressionar os sindicatos patronais e fortalecer as negociações.

Ao final da assembleia, os participantes aprovaram a transformação do encontro em assembleia referendária. Assim, urnas percorrerão os locais de trabalho até o dia 30 de setembro, permitindo que todos os comerciários possam votar na pauta de reivindicações, mesmo aqueles que não estiveram presentes no encontro inicial.

Leia também:

Comerciários de SP: ações de diálogo, conscientização e solidariedade

COLUNISTAS

QUENTINHAS