PUBLICADO EM 24 de jun de 2025

Setor de borracha em debate no Comitê Mundial da Bridgestone

Comitê Mundial da Rede Bridgestone inicia debates no Japão com foco nos desafios do setor de borracha e pneumáticos

O setor de borracha enfrenta grandes desafios. Saiba mais sobre o Encontro da Rede Bridgestone e as discussões importantes.

Sintrabor/Fenabor no Encontro do Comitê Mundial da Rede Bridgestone. O setor de borracha enfrenta grandes desafios. Saiba mais sobre o Encontro e as discussões importantes.

Teve início nesta segunda-feira o Encontro do Comitê Mundial da Rede Bridgestone, que reúne trabalhadores do setor de borracha e pneumáticos de diversos países. A atividade segue até o dia 25 de junho, com foco na troca de experiências e estratégias de enfrentamento aos desafios impostos pelas multinacionais do ramo. A delegação brasileira do SINTRABOR/FENABOR tem participação ativa nos debates e contribuições.

Crise no setor e impacto global

O primeiro dia de trabalhos foi marcado pela apresentação de relatórios que evidenciaram a difícil realidade enfrentada por trabalhadores e trabalhadoras da Bridgestone em todo o mundo. Tom Grinter, diretor da IndustriALL Global Union, apresentou um panorama geopolítico detalhado, abordando as estratégias das grandes empresas do setor, como a própria Bridgestone, e seus reflexos negativos para a classe trabalhadora, tanto em nível nacional quanto global.

Realidade brasileira: desafios e resistência

Representando o Brasil, Josué Pereira, presidente do Sindiborrachas de Camaçari e membro da direção da FENABOR, destacou a conjuntura política, econômica e social do país, com foco nas negociações coletivas conduzidas pelos sindicatos. Ele também chamou atenção para a atuação da diretoria da FENABOR, sob a liderança de Márcio Ferreira, na defesa do emprego, do trabalho decente e contra a concorrência desleal imposta pela importação de pneus e artefatos de borracha.

Segurança, saúde e direitos no local de trabalho

O diretor do SINTRABOR, Eduardo Lima (Falamansa), apresentou um informe sobre a unidade da Bridgestone em Santo André. Entre os principais pontos abordados, estiveram as condições de saúde e segurança no trabalho, com ênfase em ações de prevenção de doenças mentais e nas iniciativas do sindicato em defesa dos direitos da categoria.

Preocupações internacionais

Delegações da Turquia, Ásia, África do Sul, Europa e Brasil expressaram preocupação com a atual postura da Bridgestone, especialmente nas Américas e na Europa, onde há fechamento de fábricas e demissões em massa. Também foi criticada a resistência da empresa em avançar nas negociações coletivas para melhoria salarial e das condições de vida dos trabalhadores.

Representação brasileira

A delegação do SINTRABOR/FENABOR é composta por Josué Pereira, Eduardo Lima (Falamansa) e Ortelio Palacio, assessor especial de Relações Internacionais. O grupo reafirmou o compromisso com a luta internacional por melhores condições de trabalho e solidariedade entre os sindicatos que enfrentam os mesmos desafios diante do capital globalizado.

Leia também:

Comitê Gestor da IndustriAll: Reunião da Bridgestone

COLUNISTAS

QUENTINHAS