PUBLICADO EM 11 de nov de 2024
COMPARTILHAR COM:

Seminário da IndustriALL intensifica luta sindical na América Latina

Lideranças sindicais se reúnem em Seminário da IndustriALL para discutir políticas industriais na América Latina e Caribe.

Seminário da IndustriALL intensifca luta sindical na América Latina

Seminário da IndustriALL: organização e luta sindical na América Latina

Na quinta-feira, 7 de novembro, lideranças sindicais do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e México se reuniram em Seminário organizado pela IndustriALL para discutir estratégias e políticas industriais para a América Latina e Caribe.

O Seminário deu sequência aos debates realizados com a visita do secretário geral da IndustriALL Global Union aos sindicato brasileiros.

Representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e México falaram sobre a situação da indústria e sobre as iniciativas dos governos, empresários e sindicatos para a construção de políticas públicas do desenvolvimento produtivo industrial a nível nacional e regional.

O secretário-geral adjunto da IndustriALL, Kemal Ozkan, posteriormente, falou sobre as possibilidades e desafios para a construção de políticas regionais de integração e desenvolvimento produtivo em um mundo globalizado.

Ao final, os participantes das entidades formularam um Plano de Ação e de Cooperação Regional entre os filiados à IndustriALL na América Latina e Caribe.

Sintrabor

O presidente do Sindicato dos Borracheiros de São Paulo (Sintrabor), Márcio Ferreira, aproveitou a ocasião para reafirmar a necessidade de o governo adotar de medidas que visam combater a concorrência desleal dos pneus importados que ameaçam mais de 40 mil empregos diretos da indústria pneumática no Brasil.

Reunião Comitê Regional

No dia seguinte, 08/11, em nova reunião, integrantes da IndustriALL Global Union para a América Latina e Caribe, debateram sobre organização e novas políticas a serem defendidas.

O Sintrabor, entregou aos participantes, o Informativo da FENABOR solicitando informações do andamento da investigação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a formação do cartel de 33 multinacionais instaladas no Brasil para controlar oportunidades de emprego com precarização de direitos.

A próxima reunião do Comitê Executivo Global da IndustriALL será nos dias 21 e 22 de Novembro em Istambul , Turquia.

Leia também:

Segundo dia do Encontro Mundial do Setor de Pneumáticos da IndustriALL

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS