
Foto: Roosevelt Cássio
Os metalúrgicos estão convocados para uma nova assembleia geral da Campanha Salarial, nesta quarta-feira (19), às 15h30. Serão apresentadas novas propostas patronais e discutidos os rumos da luta nas fábricas que ainda não fecharam acordo. A assembleia será na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
Até agora, os trabalhadores de 21 fábricas já aprovaram acordos. Em todos eles, foram conquistados reajuste salarial com índices que variam entre 8,83% (inflação) e 12%. Houve também renovação de direitos e, em diversas fábricas, novos benefícios. Alguns exemplos são vale-alimentação, abono e licença para vítimas de violência doméstica.
Na assembleia, serão apresentadas as propostas dos grupos patronais. A nossa exigência é aumento real e assinatura da convenção coletiva.
A assinatura das convenções é de extrema importância para que todos os direitos dos metalúrgicos sejam mantidos. Sem a renovação, os trabalhadores passam a contar apenas com o que está previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Dessa forma, vão para o ralo décadas de lutas e conquistas.
Por isso, é preciso que os metalúrgicos das fábricas e grupos que ainda não fecharam acordo participem da assembleia e ajudem a construir a luta por reajuste salarial e direitos.
“Já estamos na segunda quinzena de outubro e ainda tem grupos patronais e empresas que estão insistindo em propostas ruins. Somente a pressão dos trabalhadores poderá levar a conquistas”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
A sede do Sindicato fica na Rua Maurício Diamante, 65, Centro, em São José dos Campos.



