PUBLICADO EM 18 de jan de 2018
COMPARTILHAR COM:

Santana, a explosão do rock latino

O surgimento de Santana, então ainda Blues Band, na tela do filme Woodstock, registro do festival realizado em 1969, é um marco fundamental para a difusão da música latina mundo afora. Até aquele momento, a música em espanhol era representada por gêneros tradicionais, como tango e o bolero, ou ritmos dançantes. Ligado ao rock, e ao universo hippie, Santana conquistou imediatamente a juventude de boa parte do mundo.

 

Por Fernando Rosa

Músicas como Evil Ways, Black Magic Woman, Samba Pa Ti e, especialmente, Oye Como Va, um original de Tito Puente, deram ao rock uma cara latina. Seus três discos, Santana, Abraxas e Santana (3) tornaram-se clássicos do rock mundial e abriram caminho para outros grupos como Malo, de seu irmão Jorge, El Chicano e War, de um lado e do outro da fronteira, que um dia foi uma coisa só, e mexicana, aliás.

Ao mesmo tempo, a aparição de Santana foi o grande momento do rock mexicano, mesmo que naquele momento ele já estivesse vivendo nos Estados Unidos, mais exatamente em San Francisco. O grupo surgiu em 1967, em San Francisco, inicialmente formada por Santana na guitarra solo, Tom Fraser na guitarra base, Mike Carabello na percussão, Rod Harper na bateria e percussão, Gus Rodriguez no baixo e Gregg Rolie nos vocais e teclados.

Ao longo de mais de quarenta anos de atividade, Santana gravou dezenas de discos com a banda e também em formato solo. Santana dividiu estúdios e palcos com os músicos mais importantes do mundo, tanto do rock, como de outros gêneros, como o guitarrista John McLaughlin. Santana também apresentou-se em grande parte dos países do mundo levando seu som latino, incluindo o Brasil, onde apresentou-se por várias vezes.

Antes de Santana, o México já havia sido o precursor do rock and roll cantado em espanhol, tendo influenciado os demais países da América Latina – particularmente o rock argentino. O cantor, guitarrista e compositor Richie Valens, autor de La Bamba, descendente de mexicanos, mas nascido em território americano, por outro lado, foi a principal referência externa do rock do pai nessa época. Nos temos modernos, esse papel coube ao grupo Cafe Tacvba, ainda em atividade.

Santana em Woodstock:

Fernando Rosa é jornalista, produtor cultura, editor do portal Senhor F. e colaborador do site Rádio Peão Brasil.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS