A Copa do Mundo na Rússia vai contar com pelo menos dois estreantes no ano que vem: Islândia e Panamá; entre os possíveis estreantes, ainda têm chances remotas as seleções de Burkina Faso e Cabo Verde; todas as Copas contaram com pelo menos um estreante; Uruguai (1930) e Itália (1934) foram as únicas seleções que estrearam ganhando o título
A Islândia foi uma das sensações nas Eliminatórias da Europa e conquistou a vaga inédita. A equipe foi a primeira colocada no Grupo I, com 22 pontos, e deixou para trás seleções como Croácia (que foi para repescagem), além de Ucrânia e Turquia (eliminadas). Finlândia e Kosovo foram as últimas colocadas da chave. A campanha incluiu sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas, com 16 gols marcados e sete sofridos. Destaque para a vitória contra a Croácia, equipe tradicional em outras copas e que, inclusive, abriu o Mundial contra o Brasil em 2014. Diante da Turquia, foram dois placares positivos (2 a 0 e 3 a 0).
Seleção da Islândia comemora gol em jogo pelas eliminatórias da Copa 2018
Já o Panamá disputou as eliminatórias da Concacaf (que reúne países da América Central e do Norte), a partir da quarta fase. Na luta pela vaga histórica, passou depois por um hexagonal final, no qual terminou em terceiro lugar (atrás do México e da Costa Rica). Na reta final, chegou a empatar contra os poderosos México e Estados Unidos (seleção que acabou eliminada). Ao todo, foram 16 jogos com 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Fez 16 gols e sofreu 15.
Curiosidades
– Em todas as Copas sempre houve pelo menos um estreante.
– Uruguai (1930) e Itália (1934) foram os únicos estreantes que ganharam o título no ano de estreia.
– Entre os possíveis estreantes, ainda têm chances remotas as seleções de Burkina Faso e Cabo Verde.