PUBLICADO EM 22 de ago de 2025

Ricardo Patah defende democracia em reunião da UNI Américas

Nos dias 20 e 21 de agosto, Ricardo Patah, presidente da UGT, participou da reunião do Comitê Executivo da UNI Américas, em Bogotá, Colômbia.

Ricardo Patah defende democracia em reunião da UNI Américas

Ricardo Patah defende democracia em reunião da UNI Américas

Durante encontro reuniu lideranças sindicais de diversos países, o presidente da UGT, Ricardo Patah, defendeu a democracia e trabalho decente.

Os sindicalistas debateram reformas sociais, conjuntura política e econômica, além dos novos riscos de ataques à democracia na região.

Durante sua intervenção, Patah destacou a necessidade de vigilância permanente diante das ameaças democráticas. Ele lembrou a tentativa de golpe sofrida recentemente pelo Brasil.

Além disso, o dirigente criticou os tarifaços anunciados por Donald Trump. De acordo com ele, essas medidas, baseadas em falsas narrativas, prejudicam empregos, comércio internacional e economias locais.

Patah também apresentou experiências práticas de combate à exploração no Brasil. Ele citou a ação do Sindicato dos Comerciários SP na região da Rua Oscar Freire, em São Paulo.

Na ocasião, lojas de grife mantinham trabalhadores, principalmente bolivianos, em condições análogas à escravidão. A intervenção sindical denunciou e combateu essas práticas degradantes.

O presidente da UGT ressaltou que ações concretas são fundamentais para a defesa dos direitos humanos e trabalhistas. Ele defendeu mais integração e estratégias conjuntas entre sindicatos.

De acordo com Patah, encontros como o da UNI Américas fortalecem a resistência.

“Nossa tarefa é defender a democracia e garantir trabalho decente para todos e todas”, afirmou.

Ele ainda destacou que a luta sindical precisa ser internacional.

“O que acontece em cada país repercute em todo o continente. Devemos estar unidos para enfrentar desafios globais”, completou.

Leia também: Márcio Ferreira reforça união sindical e comércio justo no México

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS